RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LITERATURA E ENSINO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO EM REVISTAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS

Autores

  • Brendah Souza Santos IFG
  • Rita Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí

Resumo

O presente artigo aborda as relações étnico-raciais e ensino de ciências/biologia dentro da sala de aula por meio de um estudo bibliográfico de revistas da área de ciências, delimitado entre os anos de 2018 e 2023. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar publicações de artigos que discutem o ensino de ciência/biologia aliado às discussões raciais e à literatura negra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da análise de revistas Qualis A. A fundamentação teórica compreende os estudos sobre relações étnico-raciais, racismo estrutural, literatura negra e o ensino de ciências/biologia na escola. Concluiu-se, por meio dos resultados, que pesquisas abordando essas temáticas ainda são muito incipientes, entretanto, necessárias para debater a exclusão social a fim de promover uma sociedade equitativa.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

SOUZA SANTOS, B.; RODRIGUES DE SOUZA, R. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LITERATURA E ENSINO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO EM REVISTAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 209–220, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2162. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação, finalidades educativas da escola, currículo e avaliação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)