SABERES DOCENTES: O QUE REVELAM AS DISSERTAÇÕES DO PPGE/UFJ ENTRE 2015 - 2022?
Resumo
Diversas páginas de pesquisa têm versado sobre a formação de professores. Esses atores são protagonistas do ensino e profissionais indispensáveis para que mudanças sociais e políticas aconteçam e minimizem os impactos de tempos de impermanência que o espaço educacional tem enfrentado. Os saberes docentes, temática recente nas páginas de pesquisas e nos debates acerca da profissionalização docente, são considerados indispensáveis para a atuação docente e vagarosamente têm sido validados pela pesquisa educacional brasileira. Este estudo almeja revelar como os saberes docentes aparecem nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí, Goiás, desde a abertura do programa, em diálogo com pressupostos teóricos que versam sobre as concepções pedagógicas com ênfase no pensamento educacional brasileiro. Para isso, utilizamos da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e viés crítico, do tipo do Estado do Conhecimento. Os resultados apontam para i) a ausência de pesquisas sobre saberes docentes e ii) um esfacelamento sobre essa temática em algumas pesquisas que tangenciaram esses conceitos. Essas lacunas afirmam que uma maior divulgação dos saberes profissionais docentes como cerne de investigações potencializa a luta pela profissionalização docente e auxilia na (re)significação da especificidade da educação.