FACETAS DO TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SABERES DO PROFESSOR

Autores

  • Mariza Almeida Rosa Pereira Universidade Federal de Jataí
  • Tácio Assis Barros Universidade Federal de Jataí
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica realizada no bojo de investigações desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e tem como objeto a reestruturação do trabalho docente analisada à luz de duas facetas: as avaliações externas e o conceito de saberes docentes. O objetivo, portanto, é debater as múltiplas facetas do trabalho docente, tomando como referencial de análise para esse processo de reestruturação em curso as avaliações externas engendradas pelos sistemas de educação e o debate contemporâneo acerca dos saberes docentes. Apoiados em referenciais nacionais e internacionais que configuram o arcabouço bibliográfico, os resultados parciais (uma vez que as pesquisas as quais se filiam estão em andamento) do estudo em tela apontam que as avaliações externas têm contribuído para a responsabilização do professor pela “qualidade” da educação e o conceito de saberes docentes, porque polissêmico, tem sido cooptado pelo Estado gestor, contribuindo, portanto, para esse processo de reconfiguração do trabalho docente.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

ALMEIDA ROSA PEREIRA, M.; ASSIS BARROS, T.; ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA, C. FACETAS DO TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SABERES DO PROFESSOR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 275–284, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/623. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)