ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DISCIPLINAR PRODUTIVO (EDP) A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS SOBRE PESO E MASSA

Autores

  • Ceila Brito Dias Escola Estadual Washington Barros França
  • Marta João Francisco Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os níveis de Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) atingidos por alunos da 1ª série do Ensino Médio a partir de atividades investigativas, em aulas de Física. As atividades fazem parte da Sequência de Ensino Investigativa (SEI), “Perca Peso sem perder Massa”, produto educacional da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. Com o objetivo de avaliar as contribuições das atividades investigativas, para a aprendizagem dos conceitos ensinados, utilizamos como ferramenta de análise os Indicadores de EDP, que nos permitiu evidenciar os três níveis de engajamento, assim como também ficou claro a apreensão dos conceitos, a autonomia, a criticidade e a motivação dos alunos durante as aulas.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

BRITO DIAS, C.; SILVA SOUZA, M. J. F. ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DISCIPLINAR PRODUTIVO (EDP) A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS SOBRE PESO E MASSA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 227–238, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/290. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)