PERSPECTIVAS DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO E CAMPO DE ATUAÇÃO

Autores

  • Karem Nacostielle Eufrasio Universidade Federal de Goiás /Campus Jataí
  • Sílvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás/ Campus Jataí

Resumo

A presente pesquisa visa fazer um levantamento com os alunos do curso de Geografia, História, Letras e Pedagogia.da Universidade Federal de Goiás/ Campus Jataí sobre quais são suas expectativas em relação à sua formação docente e se as mesmas modificam ou permanecem ao longo do curso. Entendemos que a formação profissional e o desenvolvimento do sujeito ocorrem não somente por acumulação de conhecimentos e técnicas, mas através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal (NÓVOA, 1992, p. 25). Os objetivos deste estudo são: 1-Indagar quais são as expectativas dos alunos dos cursos de licenciatura em Geografia, História, Letras e Pedagogia do CAJ/UFG, futuros professores, sobre seu curso, a escola, seus futuros alunos e os futuros colegas de profissão. 2- Investigar se existem mudanças quanto a essas expectativas entre os alunos de diferentes períodos de um curso de licenciatura e quais são elas caso existam. 3- Identificar quais as imagens os licenciandos trazem do trabalho docente ao ingressar na universidade. 4- Identificar o que o curso espera dos alunos na sua prática profissional.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Como Citar

NACOSTIELLE EUFRASIO, K.; RIBEIRO DA SILVA, S. PERSPECTIVAS DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO E CAMPO DE ATUAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 193–196, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/343. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente