ESPANHOL INSTRUMENTAL: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFG/CAMPUS JATAÍ
Resumo
O trabalho “Espanhol Instrumental: Percepções dos Discentes dos Cursos Técnicos Integrados do IFG/Campus Jataí” refere-se aos resultados parciais do projeto de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC/EM-CNPq) intitulado Espanhol: Percepções linguísticas e pragmáticas do aluno/leitor nos Cursos Técnicos Integrados do IFG/Campus Jataí. O eixo de investigação desse trabalho sugere que haja o envolvimento dos participantes nas práticas de leitura: professor e aluno em interação com o texto, com especial atenção aos aspectos linguísticos e pragmáticos para a construção do sentido do texto, conforme Brasil (2006), Vidal (2002), Reyes ( 2000) e Henriques (2000).Trata-se depesquisa de base qualitativa segundo o que discute Serrano(1998). Nesse recorte, discutiremos dois aspectos apresentados nos dados obtidos até o momento de realização da pesquisa: grau de dificuldade de leitura de texto escrito em espanol e fatores que impossibilitam a construção do sentido do texto em língua espanhola.