O PROFESSOR QUE TRABALHA COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINA E PRENDE UMA NOVA REALIDADE

Autores

  • Ana Paula Ferreira Trindade UMEI: Jonas Nunes Cavalcante
  • Luciana Bigolin Martini Instituto Federal de Goiás - Campus - Jataí

Resumo

O trabalho com projetos nas instituições de Educação Infantil vem crescendo consideravelmente, pois considera a criança em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, tendo como pressuposto inicial a participação delas na elaboração e desenvolvimento do projeto juntamente com o professor, que não elabora sozinho o projeto, mas em conjunto com as crianças, respeitando a faixa etária de cada uma. Ao pensar uma educação voltada para projetos é preciso pensar quais são as necessidades da criança, historicizando sua trajetória de vida, partindo do que ela já sabe, do que precisa saber, e o que realmente quer saber. Quando pensamos a infância precisamos buscar na história a simplicidade transmitida por ela aos demais, então nosso objetivo ao trabalhar projetos na educação infantil é promover a interação e a socialização entre crianças e educadores. O trabalho com projetos se torna uma forma inovadora de ensinar, uma maneira nova de compreender o processo de ensino- aprendizagem. Nesse contexto, é na interação social que as crianças utilizam de instrumentos mediadores que contribuirão na construção de sua aprendizagem e desenvolvimento, elaborando seu conhecimento próprio. Frente a isso, a Pedagogia de Projetos é uma excelente metodologia de trabalho, que objetiva à organização e a construção do conhecimento.

Publicado

2012-10-01

Como Citar

FERREIRA TRINDADE, A. P.; BIGOLIN MARTINI, L. O PROFESSOR QUE TRABALHA COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINA E PRENDE UMA NOVA REALIDADE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/386. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente