MATEludicando NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO COM JOGOS NA LINGUAGEM DA BNCC

Autores

  • Claudionor Renato Da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE JATAÍ
  • Adriana Lima Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE JATAÍ
  • Adriele Ferreira dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE JATAÍ

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é articular o MATEludicando às práticas pedagógicas do ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na linguagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Esta articulação se dá no formato de um Projeto de Ensino universitário, em que graduandos(as) em Pedagogia são preparados para desenvolver o MATEludicando com um grupo de estudantes que apresentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e envolve também estudantes com Necessidades Educativas Educacionais (NEE) e são participantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A abordagem metodológica nesta pesquisa é documental na construção de uma proposta do Projeto de Ensino. O principal resultado é a organização do Projeto de Ensino que será aplicado durante o segundo semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2020, numa escola de Jataí, que articula o MATEludicando, a BNCC e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com jogos.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

DA SILVA, C. R.; LIMA MARTINS, A.; FERREIRA DOS SANTOS, A. MATEludicando NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO COM JOGOS NA LINGUAGEM DA BNCC. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 397–408, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/713. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática