A (IN)EXISTÊNCIA DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS

Autores

  • Taynan Lima Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Silvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás–REJ

Resumo

O presente trabalho discute a (in)existência de Gramática e Análise Linguística em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (doravante LDP). Segundo o Guia de Livros Didáticos (BRASIL, 2012), o Ensino de Língua Portuguesa passou por uma fase de transição, privilegiando uma abordagem inovadora em oposição à tradicional. Sendo assim, busquei investigar como se deu essa transição, a partir da análise de atividades de conhecimentos linguísticos (Variação Linguística e Pontuação) existentes em coleções de LDP de anos diferentes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativista e o método definido foi análise de conteúdo. As questões existentes no LDP foram exploradas por meio das diferenças entre as que abordam a Gramática e as que abordam a Análise Linguística, percebendo o tipo de ensino que estava sendo levado em conta no LDP. Os resultados deste estudo indicaram que, de um modo geral, os LDP apresentaram um equilíbrio entre ensino tradicional e inovador de Língua. O que não era esperado era a ocorrência da Análise Linguística em maior quantidade no volume único (2006) em comparação com a coleção por série (2012). No entanto, a partir dos dados quantitativos, foi possível constatar o Ensino tradicional de Gramática na coleção por série, se sobressaindo ao inovador.

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Publicado

30.10.2023

Como Citar

LIMA CARVALHO, T.; RIBEIRO DA SILVA, S. A (IN)EXISTÊNCIA DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 12–25, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/788. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade