METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: SUBSÍDIOS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Rita Rodrigues de Souza IFG
  • Deiner Rodrigues de Souza IFG - Câmpus Jataí
  • Renato Libório de Souza Júnior IFG - Câmpus Jataí

Resumo

Este resumo expandido apresenta e discute dados relacionados ao mapeamento de apostilas que tratam temas teóricos e práticos atinentes à metodologia científica. Os dados se referem à composição e exposição de conteúdos nas apostilas com o objetivo de identificar as características que são recorrentes nelas. Esse conhecimento pode contribuir para a escolha de conteúdos e adaptações/proposições de atividades para alunos do ensino médio, como um suporte para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades referentes à pesquisa. Inicialmente, realizou-se uma discussão teórica sobre a relevância do estudo dessa área de conhecimento no ensino médio. Em seguida, explanou-se acerca da metodologia empregada para coleta e análise de dados. Na sequência, analisou-se os dados. Como resultado, obteve-se que a adaptação de materiais sobre essa temática constitui um nicho a ser explorado, tendo em vista os alunos secundaristas.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

RODRIGUES DE SOUZA, R.; RODRIGUES DE SOUZA, D.; LIBÓRIO DE SOUZA JÚNIOR, R. METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: SUBSÍDIOS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 57–62, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/793. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade