EXPERIÊNCIA DE UM EDUCADOR COM ROBÓTICA EDUCACIONAL EM URUAÇU-GO
Palavras-chave:
Tecnologia; Robótica na Escola; Ensino Fundamental.Resumo
A Robótica Educacional tem sido amplamente discutida como ferramenta de ensino. Professores identificaram dificuldades no raciocínio lógico dos alunos do 9º ano em uma escola pública de tempo integral em Uruaçu-GO, o que motivou uma pesquisa com foco na abordagem interdisciplinar da matemática usando a robótica educacional. Buscar soluções para melhorar essa deficiência impulsionou a pesquisa, com o objetivo de desenvolver uma abordagem interdisciplinar da matemática utilizando a robótica educacional. A pesquisa teve caráter quantitativo, com uma população de 70 alunos do 9º ano, matriculados em uma escola de tempo integral na cidade de Uruaçu-GO durante o ano letivo de 2019. O estudo utilizou as avaliações do Saeb e SAEGO para medir o desempenho. Os resultados mostraram na prova Saeb de 2019, pontuação maior quando comparada com o resultado de 2017; no SAEGO o desempenho foi equivalente entre 2017 e 2019. Esses resultados indicam que o projeto de robótica contribuiu positivamente para o desempenho dos alunos na disciplina de matemática.