EXPERIÊNCIA DE UM EDUCADOR COM ROBÓTICA EDUCACIONAL EM URUAÇU-GO

Authors

  • Nicolli Godoi Pereira IFG-Câmpus Uruaçu
  • Leandro Garcia Ribeiro Universidade Federal de Catalão
  • Sarah Elayne de Freitas Rezende

Keywords:

Tecnologia; Robótica na Escola; Ensino Fundamental.

Abstract

A Robótica Educacional tem sido amplamente discutida como ferramenta de ensino. Professores identificaram dificuldades no raciocínio lógico dos alunos do 9º ano em uma escola pública de tempo integral em Uruaçu-GO, o que motivou uma pesquisa com foco na abordagem interdisciplinar da matemática usando a robótica educacional. Buscar soluções para melhorar essa deficiência impulsionou a pesquisa, com o objetivo de desenvolver uma abordagem interdisciplinar da matemática utilizando a robótica educacional. A pesquisa teve caráter quantitativo, com uma população de 70 alunos do 9º ano, matriculados em uma escola de tempo integral na cidade de Uruaçu-GO durante o ano letivo de 2019. O estudo utilizou as avaliações do Saeb e SAEGO para medir o desempenho. Os resultados mostraram na prova Saeb de 2019, pontuação maior quando comparada com o resultado de 2017; no SAEGO o desempenho foi equivalente entre 2017 e 2019. Esses resultados indicam que o projeto de robótica contribuiu positivamente para o desempenho dos alunos na disciplina de matemática.

Author Biographies

Nicolli Godoi Pereira, IFG-Câmpus Uruaçu

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. Especialista em Gestão Ambiental, Gestão em Saúde e Gestão em Educação. Licenciada em Biologia - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Leandro Garcia Ribeiro, Universidade Federal de Catalão

Especializando em Robótica Educacional para o ensino da Matemática pela Universidade Federal de Catalão. Licenciado em Matemática na instituição Faculdades Integradas de Ariquemes e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFG Câmpus Uruaçu-GO.

Sarah Elayne de Freitas Rezende

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Serra da Mesa. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás e Graduada em Administração pela Faculdade Serra da Mesa.

Published

2023-12-30

Issue

Section

Fluxo Contínuo