DESAFIOS ENCONTRADOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE OS AVANÇOS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS.

Autores

  • Marcos Paulo Moreira de Sousa Instituto Federal de Goiás
  • Renata Luiza da Costa Instituto Federal de Goiás – Campus Inhumas

Palavras-chave:

EJA, Analfabetismo, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo apresenta o processo histórico das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e as taxas de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais, desde o período de 1940 até os dias atuais. Foram pesquisados diferentes artigos e autores que pesquisam a respeito de políticas públicas, analfabetismo absoluto e funcional, e EJA, com a finalidade cumprir com uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi possível observar que a EJA sofre transformações relevantes de acordo com os governantes de cada período. A taxa de analfabetismo absoluto diminuiu nesse intervalo observado, chegando ao índice de 5,6% em 2022. Contudo, quando observado o analfabetismo funcional, este ainda apresenta em 2018 uma taxa de 29%, mostrando que os investimentos na Educação de Jovens e Adultos não podem ser interrompidos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Moreira de Sousa, Instituto Federal de Goiás

Graduado em Engenharia Civil. Especialista em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Professor Substituto na área de Construção Civil no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.

Renata Luiza da Costa, Instituto Federal de Goiás – Campus Inhumas

Doutora em Edudação pela PUC-Goiás (2015). Doutorado-sanduíche na Universidade de Sherbrooke, Canadá, com pesquisa voltada para mediação didática em cursos a distância. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e graduação em Análise de Sistemas. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Inhumas, da área de informática. Participa dos grupos de pesquisa Kadjót, NETI e NumBers. Áreas de pesquisa: Educação, Didática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola; Educação a Distância; Formação de professores para uso de TDIC; Pesquisa aplicada para avaliação e desenvolvimento de projetos; Análise de Dados.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo