DESAFIOS ENCONTRADOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE OS AVANÇOS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS.
Palavras-chave:
EJA, Analfabetismo, Políticas PúblicasResumo
O presente artigo apresenta o processo histórico das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e as taxas de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais, desde o período de 1940 até os dias atuais. Foram pesquisados diferentes artigos e autores que pesquisam a respeito de políticas públicas, analfabetismo absoluto e funcional, e EJA, com a finalidade cumprir com uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi possível observar que a EJA sofre transformações relevantes de acordo com os governantes de cada período. A taxa de analfabetismo absoluto diminuiu nesse intervalo observado, chegando ao índice de 5,6% em 2022. Contudo, quando observado o analfabetismo funcional, este ainda apresenta em 2018 uma taxa de 29%, mostrando que os investimentos na Educação de Jovens e Adultos não podem ser interrompidos.