A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
REVISÃO ACERCA DO USO DA PLATAFORMA KAHOOT! NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Information and Communication Technologies (ICTs); Mathematics Teaching; Gamification; Kahoot!; Elementary School.Resumo
Este artigo apresenta um estudo bibliográfico de natureza qualitativa com ênfase na comparação, acerca do uso da gamificação através da plataforma Kahoot! como método de aprendizagem no ensino de Matemática. Objetivou-se com esse trabalho averiguar as potencialidades do uso da ferramenta citada em diversos conteúdos matemáticos. Para isso, analisou-se as pesquisas publicadas relacionadas a essa temática, tendo como recorte teórico o período entre 2017 e 2022, nas importantes bases de dados: Google Scholar, Periódico Capes e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Atendendo às palavras-chave usadas para o levantamento das pesquisas (Gamificação, Kahoot!, Matemática e Ensino Fundamental), refinou-se e limitou-se a análise especificamente de 11 trabalhos. Os resultados apontados demonstram que o Kahoot! potencializa o aprendizado da referida disciplina, uma vez que os alunos se sentem mais motivados e engajados quando estão inseridos no mundo tecnológico. Assim, considera-se que é um recurso de grande importância na educação matemática atual, pois torna o conteúdo abordado de mais fácil assimilação, convertendo o ambiente de aula em um local lúdico e prazeroso. Por fim, acredita-se na relevância da contribuição substancial dessa pesquisa na área de gamificação junto ao ensino de matemática.