AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFG, CAMPUS URUAÇU

Autores

  • Fabiana Gomes IFG - Campus Uruaçu
  • Alécia Maria Gonçalves IFG - Câmpus Uruaçu
  • Nilma Silvania Izarias IFG - Câmpus Uruaçu
  • Tatiana de Oliveira Zuppa Neto IFG - Câmpus Uruaçu

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada; Narrativas; Saberes docentes.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, tem contribuído com a formação inicial e continuada de diversos profissionais da educação, sejam eles graduandos dos cursos de Licenciatura, sejam eles professores atuantes na rede básica de ensino. Pensando em investigar se as atividades promovidas pelo programa PIBID contribuíram com a reflexão de novas práticas pedagógicas tanto para as professoras supervisoras, como para os alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFG, Campus Uruaçu, surgiu a motivação para esta pesquisa. Buscou-se por uma pesquisa qualitativa e investigativa, tomando como coleta de dados a narrativa das professoras e os questionários mistos dos bolsistas graduandos. As respostas seguiram a análise de conteúdo tendo como eixos investigativos a priori a) narrativas em relação ao perfil das professoras; b) narrativas em relação às atividades promovidas no PIBID e c) em relação às contribuições aos estudantes bolsistas. Percebeu-se que houve uma apropriação quanto a novas práticas pedagógicas e saberes experienciais, sobretudo àqueles voltados ao uso de tecnologias de ensino.

Biografia do Autor

Fabiana Gomes, IFG - Campus Uruaçu

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Professora de Química do IFG, campus Uruaçu e atua como Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Alécia Maria Gonçalves, IFG - Câmpus Uruaçu

Mestre em Química Inorgânica pela UFG. Professora de Química do IFG, campus Uruaçu e membra do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática – ENCIEM.

Downloads

Publicado

2023-06-19