Relações entre competências, escalas e resolução de problemas do exame de Matemática do Enem

Autores

  • Jean Piton-Gonçalves Universidade Federal de São Carlos (UFScar)
  • Laura Rodrigues Xavier Universidade Federal de São Carlos (UFScar)

Palavras-chave:

Exame Nacional do Ensino Médio, Resolução de Problemas, Mapa de itens, Escala de Proficiência

Resumo

Este artigo propõe uma classificação de itens de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pautado em elementos da Resolução de Problemas, identificando as relações entre esses elementos e as Competências da Matriz de Referência do Enem combinadas com as Classes de Complexidade, que é um dos resultados dessa pesquisa. Na perspectiva da pesquisa quali-quantitativa, investigou-se a existência de relações entre as características dos itens de Matemática do Enem edição 2012 e os aspectos da dificuldade dos itens respondidos pelo candidato, calculada a partir de 4.093.459 candidatos válidos. Partindo do Mapa de Itens, da Resolução de Problemas de Polya, das Matrizes de Referência do Enem e da escala de proficiência e habilidades do exame de Matemática. Os resultados pautados na análise de itens mostram que a dificuldade do item não está diretamente relacionada com o conteúdo abordado, mas sim com sua estrutura de resolução. Os tipos de problemas indicam que, quanto maior for a quantidade de procedimentos e conteúdos envolvidos na resolução, maior é a proficiência na escala de Matemática.

Biografia do Autor

Jean Piton-Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos (UFScar)

É Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2001), Mestre (2004) e Doutor (2012) em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como Analista de Suporte Técnico (1999-2001) no CEMPEM/UNICAMP e foi membro do Laboratório de Pesquisa em Educação Matemática Mediado pela Tecnologia (LAPEMMEC/UNICAMP) (1999-2002). Foi professor de Matemática e Física em escolas públicas e privadas de Campinas/SP (1999-2001) com foco em tecnologias da educação. Foi professor concursado (PEBII) de Matemática e Física na SEE/SP em São Carlos (2004-2005) e atuou na Prefeitura de São Carlos. Atuou como Professor Adjunto do Instituto Paulista de Ensino Superior nos cursos de Licenciatura em Computação, Letras e Secretariado Bilingue. Foi membro do Projeto de Produção de Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia do Ministério da Educação (MEC) (2008-2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e seus principais interesses são Testes Adaptativos Computadorizados baseados na Teoria de Resposta ao Item (Uni e Multidimensionais), Avaliação Educacional em Larga Escala em Matemática e Tecnologias para o Ensino da Matemática. Trabalha com Formação de Professores de Matemática. É Lider do grupo Pesquisa em Testes Adaptativos Computadorizados - PCAT - DM/UFSCar e membro do Grupo Modelos de Variáveis Latentes - MVL - ICMC/USP.

Laura Rodrigues Xavier, Universidade Federal de São Carlos (UFScar)

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos. Participou Observatório da Educação da UFSCar (Projeto Rede colaborativa de práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos - composto por três universidades núcleos: UFSCar, PUC/SP e UFABC). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática.

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AUTOR. Omitido para a revisão cega. 2020.

AUTORES. Omitido para a revisão cega. 2018.

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Publicado

30.12.2021

Como Citar

Piton-Gonçalves, J., & Rodrigues Xavier, L. (2021). Relações entre competências, escalas e resolução de problemas do exame de Matemática do Enem. Revista Tecnia, 6(2), 145–165. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1025

Edição

Seção

Educação e Ensino