Relações entre competências, escalas e resolução de problemas do exame de Matemática do Enem
Palavras-chave:
Exame Nacional do Ensino Médio, Resolução de Problemas, Mapa de itens, Escala de ProficiênciaResumo
Este artigo propõe uma classificação de itens de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pautado em elementos da Resolução de Problemas, identificando as relações entre esses elementos e as Competências da Matriz de Referência do Enem combinadas com as Classes de Complexidade, que é um dos resultados dessa pesquisa. Na perspectiva da pesquisa quali-quantitativa, investigou-se a existência de relações entre as características dos itens de Matemática do Enem edição 2012 e os aspectos da dificuldade dos itens respondidos pelo candidato, calculada a partir de 4.093.459 candidatos válidos. Partindo do Mapa de Itens, da Resolução de Problemas de Polya, das Matrizes de Referência do Enem e da escala de proficiência e habilidades do exame de Matemática. Os resultados pautados na análise de itens mostram que a dificuldade do item não está diretamente relacionada com o conteúdo abordado, mas sim com sua estrutura de resolução. Os tipos de problemas indicam que, quanto maior for a quantidade de procedimentos e conteúdos envolvidos na resolução, maior é a proficiência na escala de Matemática.
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AUTOR. Omitido para a revisão cega. 2020.
AUTORES. Omitido para a revisão cega. 2018.
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