Relações entre competências, escalas e resolução de problemas do exame de Matemática do Enem
Keywords:
Exame Nacional do Ensino Médio, Resolução de Problemas, Mapa de itens, Escala de ProficiênciaAbstract
Este artigo propõe uma classificação de itens de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pautado em elementos da Resolução de Problemas, identificando as relações entre esses elementos e as Competências da Matriz de Referência do Enem combinadas com as Classes de Complexidade, que é um dos resultados dessa pesquisa. Na perspectiva da pesquisa quali-quantitativa, investigou-se a existência de relações entre as características dos itens de Matemática do Enem edição 2012 e os aspectos da dificuldade dos itens respondidos pelo candidato, calculada a partir de 4.093.459 candidatos válidos. Partindo do Mapa de Itens, da Resolução de Problemas de Polya, das Matrizes de Referência do Enem e da escala de proficiência e habilidades do exame de Matemática. Os resultados pautados na análise de itens mostram que a dificuldade do item não está diretamente relacionada com o conteúdo abordado, mas sim com sua estrutura de resolução. Os tipos de problemas indicam que, quanto maior for a quantidade de procedimentos e conteúdos envolvidos na resolução, maior é a proficiência na escala de Matemática.
References
ALLAL, L. Aquisição e avaliação das competências em situação escolar. O enigma da competência em educação, p. 79_96, 01 2004.
ANDRADE, D. F.; TAVARES, H. R.; VALLE, R. da C. Teoria de Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. [S.l.]: Associação Brasileira de Estatística, São Paulo, 2000. 154 p.
ANDRADE, J. M. d.; LAROS, J. A.; GOUVEIA, V. V. O uso da teoria de resposta ao item em avaliações educacionais: diretrizes para pesquisadores. Avaliação Psicológica, scielopepsic, v. 9, p. 421 _ 435, 12 2010.
AUTOR. Omitido para a revisão cega. 2020.
AUTORES. Omitido para a revisão cega. 2018.
BRASIL. Matriz de Referência para o ENEM 2009. INEP - Brasília - DF, 2009.
BRASIL. ENEM 2012 - Prova amarela, Segundo dia. INEP - Brasília - DF, 2012a. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_dom_amarelo.pdf> . Acesso em: 14 jun. 2016.
BRASIL. Entenda a sua nota no ENEM - Guia do Participante. INEP - Brasília - DF, 2012b.
BRASIL. Mapa de Itens. INEP - Brasília - DF, 2012c. Disponível em: <https://mapaitensenem.inep.gov.br/mapaNota/>.
Acesso em: 15 jan. 2015.
BRASIL. Interpretação Pedagógica das escalas de proficiência. INEP - Brasília - DF, 2014.
CERDÁ, E. Psicometria General. 2. ed. [S.l.]: Editorial Herder, 1978. 190 p.
ERTHAL, T. C. Manual de Psicometria. 7a. ed. [S.l.]: Jorge Zahar Ed., 2001. 152 p.
HAYDT, R. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. São Paulo, Brasil: Editora Ética, S.A., 1988. 160 p.
LORD, F. M. Application of Item Response Theory to Practical Testing Problems. first. Hilsdale, New Jersey, EUA: Lawrence Erlbaum Associates, 1980. 274 p.
MACEDO, L. de. Eixos teóricos que estruturam o Enem. In: BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, DF:[s.n.], 2005.
POLYA, G. Ensino por meio problemas. In: BRASIL. Revista do professor de Matemática. Rio de Janeiro - RJ: [s.n.], 1985.
SILVEIRA, P. M. Criação de um índice de satisfação com a vida por meio da teoria da resposta ao item e fatores associados em trabalhadores brasileiros. 115 p. Dissertação (Mestrado) _ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2015.
URBINA, S. Fundamentos da Testagem Psicológica. [S.l.]: Artmed, 2007. 320p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.