A DESVALORIZAÇÃO E A RENOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Professor, Educação, Identidade, RenovaçãoResumo
Resumo: Este artigo tem como tema a desvalorização e a reinvenção dos principais sujeitos-agentes do campo educacional. O objetivo da investigação bibliográfica qualitativa é compreender como historicamente ocorreu essa crise de identidade do professor e da escola e, a partir de aí pensar sua possível reestruturação. Percebe-se a existência de crise na escola, colégio, universidade, crise da profissão professor. Os autores estudados propõem uma discussão voltada para a compreensão da historicidade da educação escolar formal, bem como o entendimento da escola e da figura do professor que entraram em crise. O professor surge com a própria escola, classificado em princípio como fonte do conhecimento, do saber e da disciplina, ao longo da história viu desmoronar estes pilares, dando espaço a incerteza, a desvalorização e crise da própria profissão, perante si mesmo e a sociedade. Dado esta realidade, aponta-se as possíveis saídas de tal situação preocupante. Assim, é necessária uma renovação-reinvenção da área educacional, em específico da escola, universidade e formação da profissão professor.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, Rodrigo. A história da Educação no Brasil: uma longa jornada rumo à universalização. 2018. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-histo ria-da-educacao-no-brasil-uma-longa-jornada-rumo-a-universalizacao-84npcihyra8yzs2j8nnq 8d91/. Acesso em: 12/08/2023.
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.11-50.
DALBOSCO, Claudio A. Educação e condição humana na sociedade atual: formação humana, formas de reconhecimento e intersubjetividade de grupo. 1ed. Curitiba: Appris, 2021.
FRANCA, Leonel. O Método Pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria AGIR Editora, 1952.
KANT, Immanuel. Textos seletos. Introdução de Emmanuel Carneiro Leão. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LORENZON, Mateus; FÁVERO, Altair Alberto. Pedagogia universitária e formação de professores: alguns pontos para reflexão. In: Revista Signos, Lajeado, ano 44, n. 1, 2023. Disponível em: http://www.univates.br/revistas. Acesso em: 12/08/2023. p. 316 – 338.
MASETTO, Marcos T. Docência universitária: repensando a aula. In: TEODORO, Antonio; VASCONCELOS, Maria Lucia (Orgs). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2ª ed. São Paulo: Editora Mackenzie; Cortez, 2005. p. 79 – 108.
NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Colaboração de Yara Alvim. Salvador: SEC/IAT, 2022.
PAIVA, Yolanda M. S; SPONCHIADO, Denise, A. M. A docência universitária: um fenômeno complexo. In: Revista Perspectiva, Erechim. V. 35, n. 132, 2011. p. 171-181.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SIDELCOFF, María Teresa. Ciências sociais na escola: para alunos de 12 a 16 anos. Tradução Débora Jimenez. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
VARELA, Julia. A maquinaria escolar: teoria e educação. São Paulo, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tecnia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.