A desvalorização e a renovação da educação
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i2.696Palavras-chave:
Professor, Educação, Identidade, RenovaçãoResumo
Resumo: Este artigo tem como tema a desvalorização e a reinvenção dos principais sujeitos-agentes do campo educacional. O objetivo da investigação bibliográfica qualitativa é compreender como historicamente ocorreu essa crise de identidade do professor e da escola e, a partir de aí pensar sua possível reestruturação. Percebe-se a existência de crise na escola, colégio, universidade, crise da profissão professor. Os autores estudados propõem uma discussão voltada para a compreensão da historicidade da educação escolar formal, bem como o entendimento da escola e da figura do professor que entraram em crise. O professor surge com a própria escola, classificado em princípio como fonte do conhecimento, do saber e da disciplina, ao longo da história viu desmoronar estes pilares, dando espaço a incerteza, a desvalorização e crise da própria profissão, perante si mesmo e a sociedade. Dado esta realidade, aponta-se as possíveis saídas de tal situação preocupante. Assim, é necessária uma renovação-reinvenção da área educacional, em específico da escola, universidade e formação da profissão professor.
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