A DESVALORIZAÇÃO E A RENOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Authors

  • Elcio Alcione Cordeiro Universidade de Passo Fundo
  • Angelo Vandiney Cordeiro Universodade de Blumenau

Keywords:

Professor, Educação, Identidade, Renovação

Abstract

Resumo: Este artigo tem como tema a desvalorização e a reinvenção dos principais sujeitos-agentes do campo educacional. O objetivo da investigação bibliográfica qualitativa é compreender como historicamente ocorreu essa crise de identidade do professor e da escola e, a partir de aí pensar sua possível reestruturação. Percebe-se a existência de crise na escola, colégio, universidade, crise da profissão professor. Os autores estudados propõem uma discussão voltada para a compreensão da historicidade da educação escolar formal, bem como o entendimento da escola e da figura do professor que entraram em crise. O professor surge com a própria escola, classificado em princípio como fonte do conhecimento, do saber e da disciplina, ao longo da história viu desmoronar estes pilares, dando espaço a incerteza, a desvalorização e crise da própria profissão, perante si mesmo e a sociedade. Dado esta realidade, aponta-se as possíveis saídas de tal situação preocupante. Assim, é necessária uma renovação-reinvenção da área educacional, em específico da escola, universidade e formação da profissão professor.

Author Biography

Angelo Vandiney Cordeiro, Universodade de Blumenau

Mestre em Educação.

References

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Published

2024-03-01

How to Cite

Cordeiro, E. A., & Cordeiro, A. V. (2024). A DESVALORIZAÇÃO E A RENOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Revista Tecnia, 8(2). Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/696

Issue

Section

Educação e Ensino

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