Formação continuada de professores face ao uso das tecnologias digitais no contexto da pandemia

Autores

  • Ana Paula Villela
  • Rosimeire Aparecida Soares Borges

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.7

Resumo

Diante do cenário vivido desde o ano de 2020, da doença que aflige, do isolamento e do distanciamento físico exigidos, incertezas e medos surgem a todo o momento. A pandemia reativou uma discussão antiga a respeito da formação docente e da importância de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem desses profissionais, sobretudo nos aspectos tecnológicos. O presente estudo discute sobre a formação de professores e o uso das tecnologias em tempos de pandemia. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, compreende reflexões sobre a presença das TDIC na formação inicial e continuada de professores, em uma disciplina ofertada no segundo semestre de 2020, em um programa de pós-graduação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. O estudo revelou que, a despeito da situação pandêmica e das dificuldades vivenciadas, é preciso que as instituições de ensino repensem as práticas pedagógicas e desenvolvam a formação continuada dos docentes com a integração das tecnologias digitais. No que tange ao docente, foram inúmeros os desafios para interagirem com os alunos de modo síncrono ou assíncrono. Isto porque, dependendo da dificuldade de acesso dos alunos às tecnologias e à internet para a realização das atividades pedagógicas.

Downloads

Publicado

11.08.2022

Como Citar

Paula Villela , A., & Aparecida Soares Borges, R. (2022). Formação continuada de professores face ao uso das tecnologias digitais no contexto da pandemia. Revista Tecnia, 7(1). https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.7

Edição

Seção

Educação e Ensino

Categorias