A importância da avaliação de objetos de aprendizagem para a prática pedagógica em contexto virtual
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.8Resumo
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre Objetos de Aprendizagem oferecidos no curso de Letras de um Centro Superior de Ensino de uma cidade do Noroeste paranaense. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade desses Objetos de Aprendizagem, mediante Instrumento denominado Critérios Pedagógicos para Avaliar os Objetos de Aprendizagem de Morales et al. (2008). Para tanto, este trabalho pauta-se nos estudos de Backes (2012) e Leffa (2006), sobre Objetos de Aprendizagem e nos estudos de Belloni (2002), Kenski (2003), Ribeiro; Mendonça; Mendonça (2007), entre outros sobre Educação a distância e Ambiente virtual de Aprendizagem. Com base nos resultados desta pesquisa, pudemos compreender que a avaliação dos Objetos de Aprendizagem pode funcionar como recursos (re)estruturadores da prática pedagógica, bem como facilitadores do processo de construção do conhecimento em contexto virtual de aprendizagem. Dessa forma, esperamos que a temática abordada nesta pesquisa fomente mais estudos sobre Objetos de Aprendizagem utilizados na e para uma melhor experiência da aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).