Peças teatrais como recurso metodológico no ensino de termodinâmica
Palavras-chave:
Termodinâmica, Obstáculos epistemológicos, Ensino-aprendizagemResumo
Esta pesquisa qualitativa etnográfica da prática escolar desenvolvida no programa de pós-graduação do IFG, Câmpus Jataí, teve como objetivo verificar, a partir de peças teatrais, se alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de tempo integral, superariam obstáculos epistemológicos construídos em seu cotidiano. O referencial teórico fundamentou-se na teoria dos obstáculos epistemológicos de Bachelard para responder a questão: Será possível romper obstáculos epistemológicos referentes à termodinâmica a partir da criação e da apresentação de peças teatrais integrando Arte e Ciência? A investigação revelou a presença de obstáculos epistemológicos que não foram superados com a criação e a apresentação das peças teatrais, mostrou que o teatro por si só não constituiu um instrumento para a superação dos obstáculos epistemológicos, porém contribuiu para avanços no aprendizado dos alunos. É uma excelente ferramenta de trabalho em grupo, mas para que ocorra a superação de obstáculos epistemológicos é necessário que se disponha de atividades integradas a ele, que possibilitem a pesquisa por parte dos alunos. Assim, o teatro deve passar a ser mais um instrumento utilizado pelos professores, em seu cotidiano, na busca pela construção do conhecimento dos discentes.
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