Peças teatrais como recurso metodológico no ensino de termodinâmica

Authors

  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG)
  • Luciana Cândido e Silva Colégio Dinâmico - Jataí/GO

Keywords:

Termodinâmica, Obstáculos epistemológicos, Ensino-aprendizagem

Abstract

Esta pesquisa qualitativa etnográfica da prática escolar desenvolvida no programa de pós-graduação do IFG, Câmpus Jataí, teve como objetivo verificar, a partir de peças teatrais, se alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de tempo integral, superariam obstáculos epistemológicos construídos em seu cotidiano. O referencial teórico fundamentou-se na teoria dos obstáculos epistemológicos de Bachelard para responder a questão: Será possível romper obstáculos epistemológicos referentes à termodinâmica a partir da criação e da apresentação de peças teatrais integrando Arte e Ciência? A investigação revelou a presença de obstáculos epistemológicos que não foram superados com a criação e a apresentação das peças teatrais, mostrou que o teatro por si só não constituiu um instrumento para a superação dos obstáculos epistemológicos, porém contribuiu para avanços no aprendizado dos alunos. É uma excelente ferramenta de trabalho em grupo, mas para que ocorra a superação de obstáculos epistemológicos é necessário que se disponha de atividades integradas a ele, que possibilitem a pesquisa por parte dos alunos. Assim, o teatro deve passar a ser mais um instrumento utilizado pelos professores, em seu cotidiano, na busca pela construção do conhecimento dos discentes. 

Author Biographies

Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG)

Possui doutorado (2010) e mestrado em Educação (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC/GO, graduada em Letras Modernas Português/ Inglês pela Universidade de Rio Verde/GO (1981), professora/orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG) Câmpus Jataí, sócia individual da SBPC, da ANFOPE, da ANPAE, da ANPED , filiada ao SINASEFE, membro da Associação dos Amigos do Museu Histórico Francisco Honório de Campos de Jataí e membro da diretoria da Associação dos Amigos do MAC/Jataí. Membro da Sociedade Ecológica de Jataí-SEJA. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e Matemática (Nepecim). Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás: IHGG. Membro da Comissão Científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa desde 2016. Coautora de livros literários publicados pela Andross/SP e All Printed/RJ Editoras. Tem experiência na área de Letras interconexão com Educação com ênfase em Língua Portuguesa, Ensino de Ciências e de Matemática, atuando com a temática: biblioteca, leitura, gênero, ensino e aprendizagem, educação ambiental. Vice-Presidente da Associação dos Amigos do Museus de Arte Contemporânea de Jataí-AAMAC - 20120/2022. Vice-Coordenadora da Anfope/Goiás (biênio 2021-2023). Membro do Comitê Científico do IFG de 2011 a 2013, Coordenadora Institucional do Pibid/IFG 2011 a março de 2013, orientadora no programa de Iniciação Científica de 2011 a 2013.

Luciana Cândido e Silva, Colégio Dinâmico - Jataí/GO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física - Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2008) e especialização em Educação Interdisciplinar - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2011); É pós graduada em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (2011) e pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí (2012). Atualmente é professora no Colégio Dinâmico em Jataí/GO, trabalhando com as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza no Ensino Fundamental I. É Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí (2014).

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Published

2016-12-30

How to Cite

Ambrosina Oliveira Chagas, F., & Cândido e Silva, L. (2016). Peças teatrais como recurso metodológico no ensino de termodinâmica. Revista Tecnia, 1(2), 29–46. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/872

Issue

Section

Educação e Ensino