A percepção do leitor sobre o discurso da violência contra a mulher na perspectiva dos estudos críticos do discurso
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i2.970Palavras-chave:
Violência contra mulher, Discurso, (Re)escrita, Leitura Crítica, Inferência SugeridaResumo
Este artigo analisa o discurso sobre a violência contra a mulher brasileira encontrado na (re)escrita de uma estudante do Ensino Médio, participante de uma oficina de leitura de notícias. Foram selecionados para a análise qualitativa o comentário da aluna e a sua reescrita da manchete e do lead de uma notícia escolhida sobre o caso da influenciadora digital Mariana Ferrer. O intuito do estudo é analisar a percepção crítica que a estudante tem da notícia apontando o abuso de poder e desigualdade social com as mulheres, por meio dos Estudos Críticos do Discurso (ECD’s) e da Teoria da Inferência Sugerida (TRAUGOTT & DASHER, 2005).Os resultados mostraram que os sentidos (inter)subjetivos são acionados por meio de associação metonímica, na qual a figura da influenciadora Mariana Ferrer se projeta como símbolo do descaso com as inúmeras formas de violências sofridas pelas mulheres brasileiras. Isso sugere a conscientização da estudante diante das relações de poder assimétricas a que as mulheres estão submetidas, e que isso é reproduzido no (e pelo) discurso por meio da polarização NÓS versus ELES, indicando a importância de intervenções no âmbito escolar que priorizem a leitura crítica.
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