Contribuições da Esquizoanálise para se pensar as mudanças no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Mundo do trabalho, EsquizoanáliseResumo
Este artigo teórico tem como objetivo problematizar as mudanças no mundo do trabalho apontando caminhos para a criação de dispositivos/estratégias didáticas para se abordar a temática do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando teóricos da Esquizoanálise, pesquisadores que trabalham com a temática do trabalho e processos de subjetivação em diálogo com a prática dos autores em sala de aula. Concluímos que vários efeitos e ressonâncias do capitalismo na subjetividade, têm passado pela adesão e assujeitamento como autonomia e liberdade, potencializando, porém, a reprodução do capital de forma assimétrica. O uso de conceitos como rizoma-árvore, molar-molecular, segmentaridades e ressonância pode potencializar a criação de dispositivos para a abordagem do biocapitalismo, dataísmo, trabalho material e flexível.
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