Contribuições da Esquizoanálise para se pensar as mudanças no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Matusalém de Brito Duarte Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Vandeir Robson da Silva Matias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Mundo do trabalho, Esquizoanálise

Resumo

Este artigo teórico tem como objetivo problematizar as mudanças no mundo do trabalho apontando caminhos para a criação de dispositivos/estratégias didáticas para se abordar a temática do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando teóricos da Esquizoanálise, pesquisadores que trabalham com a temática do trabalho e processos de subjetivação em diálogo com a prática dos autores em sala de aula. Concluímos que vários efeitos e ressonâncias do capitalismo na subjetividade, têm passado pela adesão e assujeitamento como autonomia e liberdade, potencializando, porém, a reprodução do capital de forma assimétrica. O uso de conceitos como rizoma-árvore, molar-molecular, segmentaridades e ressonância pode potencializar a criação de dispositivos para a abordagem do biocapitalismo, dataísmo, trabalho material e flexível.

Biografia do Autor

Matusalém de Brito Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na linha de Intervenções clínicas e sociais, com pesquisa acerca das políticas públicas em educação em Minas Gerais e as tecnologias de subjetivação docente. Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Desenvolve pesquisas na área de educação, em temáticas relacionadas ao trabalho docente, às políticas públicas e aos processos de subjetivação. Desenvolve um trabalho interdisciplinar entre Psicologia e Geografia acerca dos processos de territorialização e da relação entre capitalismo e os processos de subjetivação. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no CEFET-MG. Professor de Geografia dos cursos técnicos integrados do CEFET-MG.

Vandeir Robson da Silva Matias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professor titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Possui Graduação em Geografia pelo IGC/UFMG, Graduação em Estatística e Ciências econômicas pela UAM, é especialista em Estatística aplicada pelo ICEX/UFMG, possui Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Residência Pós-Doutoral no IGC/UFMG. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas na áreas de Geografia econômica, cidades inteligentes, Educação profissional e tecnológica e Planejamento urbano e ambiental.

Referências

ARAÚJO, R. M.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.

BAREMBLITT, G. Introdução à esquizoanálise. Belo Horizonte: FGB/IFG, 2010.

BRANDÃO, C. F. O Ensino Médio no contexto do PNE: o que ainda precisa ser feito. Cadernos Cedes, Campinas, v. 31, n. 84, p. 195-208, maio/ago. 2011.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In: SANTOS, P. S. Guia prático da política educacional no Brasil. São Paulo: Cengage Learning, 2012. p. 123-159.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/ciencias-humanas-e-sociais-aplicadas-no-ensino-medio-competencias-especificas-e-habilidades. Acesso em: 24 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 abr. 2019.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 3. São Paulo: Ed. 34, 1996.

DOEL, M. Corpos sem órgãos: esquizoanálise e desconstrução. In: SILVA, T. T. (org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 77-110.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GAULEJAC, V. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida: Ideias e Letras, 2007.

GUATTARI, F. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1987.

HAN, B.C. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.

HUR, D. U. Psicologia, política e esquizoanálise. Campinas: Alinea, 2018.

LAZZARATO, M. O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal. São Carlos: EdUFSCar, 2011.

LAZZARATO, M.; NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MELO, S. D. G. Políticas para o ensino médio e a educação profissional: implicações sobre o trabalho docente na Argentina e no Brasil. In: OLIVEIRA, D. A; DUARTE, A. (org.). Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 207-223.

NEGRI, A. Biocapitalismo. São Paulo: Iluminuras, 2013.

NEGRI, A. O comum como modo de produção. Caderno de Leituras, Chão de Feira: São Paulo, n. 52, out. 2016. Disponível em: https://chaodafeira.com/catalogo/caderno-n-52-o-comum-como-modo-de-producao. Acesso em: 24 set. 2019.

PELBART, P. P. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

Downloads

Publicado

30.06.2020

Como Citar

de Brito Duarte, M., & Robson da Silva Matias, V. (2020). Contribuições da Esquizoanálise para se pensar as mudanças no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Tecnia, 5(1), 13–35. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/977

Edição

Seção

Educação e Ensino