Modernidade, Ciência e Ética:
algumas reflexões para pensar um ensino para a compreensão humana
Palavras-chave:
Ética, Modernidade, Escola Moderna, Compreensão humana, CiênciaResumo
Neste artigo, discutem-se aspectos da relação entre Modernidade, Ciência e Ética, buscando refletir sobre possibilidades de pensar propostas de ensino voltadas para a compreensão humana. Parte-se do pressuposto de que, na Modernidade, a racionalização do real transcendeu a esfera da Ciência e passou a compor a própria subjetividade humana, fazendo com que os indivíduos passassem a atribuir um valor às coisas do mundo e aos seus pares. A instituição escolar ocupou papel central na consolidação desta sociedade tecnocientífica, visto que as práticas pedagógicas, características da escola, por impedirem os estudantes de desenvolverem uma reflexão de caráter epistemológico, difundiram e legitimaram uma concepção de que o saber científico é superior às demais formas de saber. Um mundo marcado pela racionalização, pelo capitalismo e pela ética utilitarista é terreno insólito para o desenvolvimento de propostas educacionais que visem o desenvolvimento da compreensão humana numa perspectiva inclusiva. Entretanto, entende-se que, ao propor práticas pedagógicas no diálogo, é possível criar espaços para o desenvolvimento da ética e da compreensão humana.
Referências
BACON, F. Nova Atlantida. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1998.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
CACHAPUZ, A. F. Tecnociência, poder e democracia. In.: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 49-72.
CAMPANELLA, T. A Cidade do Sol. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
COMENIUS, J. A. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CORAZZA, S. M. Tema gerador: concepções e práticas. Ijui: Ed. Ijui, 1992.
CRITELLI, D. Martin Heidegger e a essência da técnica. Revista Margem. Dossiê: Consciências do Mundo – Martin Heidegger e a essência da técnica, São Paulo, n. 16, p. 83-89, dez. 2002.
DAUDEL, R. Uso e abuso da genética. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 112-118.
FERRAROTTI, F. A revolução industrial e os novos trunfos da Ciência, da Tecnologia e do Poder. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 45-62.
FORATO, T. C. de M. Isaac Newton, as profecias bíblicas e a existência de Deus. In.: SILVA, C. C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 191-206, 2006.
FORTI, A. O nascimento da Ciência Moderna e a Liberdade de Pensamento. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 33-45.
FREIRE, P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 1990.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura da palavra, leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
GALILEU, G. O ensaiador. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
GIACOIA, O. Heidegger urgente: introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
HEIDEGGER, M. A época das imagens do mundo. 1938. Disponível em: http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/Heidegger-A-%C3%89poca-das-Imagens-de-Mundo.pdf. Acesso em: 14 jan. 2016.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 375-98, 2007.
HUBER, G. Desvio ideológico e proteção ética. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 101-112.
LIMA, Í. C. T. de. O conceito de dignidade em Kant. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de Caxias do Sul, 2015.
MAYOR, F. Ciência e poder hoje e amanhã. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 119-144.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.
MORIN, E. Ciência com consciência. Edição Revista e Modificada pelo autor – 14 ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
MORUS, T. Utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
OSOWSKI, C. I. Situações-limite. In.: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J.; Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 375-376.
SANDEL, M. J. Justiça. O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
SANTOS, B. de S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHUCK, R. J.; LORENZON, M. Ein Zwischen de construção de sentido na ação dialógica: olhar a dialogicidade de Freire a partir da hermenêutica. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 41, p. 63-79, maio/ago. 2018.
VAZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.