Modernidade, Ciência e Ética:
algumas reflexões para pensar um ensino para a compreensão humana
Palavras-chave:
Ética, Modernidade, Escola Moderna, Compreensão humana, CiênciaResumo
Neste artigo, discutem-se aspectos da relação entre Modernidade, Ciência e Ética, buscando refletir sobre possibilidades de pensar propostas de ensino voltadas para a compreensão humana. Parte-se do pressuposto de que, na Modernidade, a racionalização do real transcendeu a esfera da Ciência e passou a compor a própria subjetividade humana, fazendo com que os indivíduos passassem a atribuir um valor às coisas do mundo e aos seus pares. A instituição escolar ocupou papel central na consolidação desta sociedade tecnocientífica, visto que as práticas pedagógicas, características da escola, por impedirem os estudantes de desenvolverem uma reflexão de caráter epistemológico, difundiram e legitimaram uma concepção de que o saber científico é superior às demais formas de saber. Um mundo marcado pela racionalização, pelo capitalismo e pela ética utilitarista é terreno insólito para o desenvolvimento de propostas educacionais que visem o desenvolvimento da compreensão humana numa perspectiva inclusiva. Entretanto, entende-se que, ao propor práticas pedagógicas no diálogo, é possível criar espaços para o desenvolvimento da ética e da compreensão humana.
Referências
BACON, F. Nova Atlantida. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1998.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
CACHAPUZ, A. F. Tecnociência, poder e democracia. In.: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 49-72.
CAMPANELLA, T. A Cidade do Sol. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
COMENIUS, J. A. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CORAZZA, S. M. Tema gerador: concepções e práticas. Ijui: Ed. Ijui, 1992.
CRITELLI, D. Martin Heidegger e a essência da técnica. Revista Margem. Dossiê: Consciências do Mundo – Martin Heidegger e a essência da técnica, São Paulo, n. 16, p. 83-89, dez. 2002.
DAUDEL, R. Uso e abuso da genética. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 112-118.
FERRAROTTI, F. A revolução industrial e os novos trunfos da Ciência, da Tecnologia e do Poder. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 45-62.
FORATO, T. C. de M. Isaac Newton, as profecias bíblicas e a existência de Deus. In.: SILVA, C. C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 191-206, 2006.
FORTI, A. O nascimento da Ciência Moderna e a Liberdade de Pensamento. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 33-45.
FREIRE, P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 1990.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura da palavra, leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
GALILEU, G. O ensaiador. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
GIACOIA, O. Heidegger urgente: introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
HEIDEGGER, M. A época das imagens do mundo. 1938. Disponível em: http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/Heidegger-A-%C3%89poca-das-Imagens-de-Mundo.pdf. Acesso em: 14 jan. 2016.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Scientiæ Studia, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 375-98, 2007.
HUBER, G. Desvio ideológico e proteção ética. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 101-112.
LIMA, Í. C. T. de. O conceito de dignidade em Kant. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de Caxias do Sul, 2015.
MAYOR, F. Ciência e poder hoje e amanhã. In.: MAYOR, F.; FORTI, A. Ciência e poder. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 119-144.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.
MORIN, E. Ciência com consciência. Edição Revista e Modificada pelo autor – 14 ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
MORUS, T. Utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
OSOWSKI, C. I. Situações-limite. In.: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J.; Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 375-376.
SANDEL, M. J. Justiça. O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
SANTOS, B. de S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2011.
SCHUCK, R. J.; LORENZON, M. Ein Zwischen de construção de sentido na ação dialógica: olhar a dialogicidade de Freire a partir da hermenêutica. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 41, p. 63-79, maio/ago. 2018.
VAZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.