Modernidade, Ciência e Ética:

algumas reflexões para pensar um ensino para a compreensão humana

Authors

  • Mateus Lorenzon Rede Pública de Ensino de Arroio do Meio-RS

Keywords:

Ética, Modernidade, Escola Moderna, Compreensão humana, Ciência

Abstract

Neste artigo, discutem-se aspectos da relação entre Modernidade, Ciência e Ética, buscando refletir sobre possibilidades de pensar propostas de ensino voltadas para a compreensão humana.  Parte-se do pressuposto de que, na Modernidade, a racionalização do real transcendeu a esfera da Ciência e passou a compor a própria subjetividade humana, fazendo com que os indivíduos passassem a atribuir um valor às coisas do mundo e aos seus pares. A instituição escolar ocupou papel central na consolidação desta sociedade tecnocientífica, visto que as práticas pedagógicas, características da escola, por impedirem os estudantes de desenvolverem uma reflexão de caráter epistemológico, difundiram e legitimaram uma concepção de que o saber científico é superior às demais formas de saber. Um mundo marcado pela racionalização, pelo capitalismo e pela ética utilitarista é terreno insólito para o desenvolvimento de propostas educacionais que visem o desenvolvimento da compreensão humana numa perspectiva inclusiva. Entretanto, entende-se que, ao propor práticas pedagógicas no diálogo, é possível criar espaços para o desenvolvimento da ética e da compreensão humana.

Author Biography

Mateus Lorenzon, Rede Pública de Ensino de Arroio do Meio-RS

Graduado em Pedagogia no Centro Universitário UNIVATES (2016), tem formação em Curso Normal (Magistério) no Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini (2012). Atualmente é Professor - Área I na rede municipal de ensino de Arroio do Meio/RS e discente no Programa de Pós Graduação em Ensino do Centro Universitário UNIVATES.

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Published

2020-12-30

How to Cite

Lorenzon, M. (2020). Modernidade, Ciência e Ética:: algumas reflexões para pensar um ensino para a compreensão humana. Revista Tecnia, 5(2), 14–30. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/993

Issue

Section

Educação e Ensino