O lúdico e a experimentação:

uma experiência com o Kit Alquimia®

Autores

  • Alexandrina Pereira Ferreira Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Alessandra Timóteo Cardoso Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Simone Machado Goulart Instituto Federal de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Atividade lúdica, Experimentação, Kit Alquimia®, Estratégia de ensino

Resumo

Ao longo dos anos, pesquisadores da área do ensino de Química vêm estudando diversas estratégias de ensino que melhorem o aprendizado e a motivação dos alunos durante as aulas. O uso de jogos, aulas experimentais, dentre outras formas de atividades lúdicas, vem se intensificando nas escolas de ensino básico tanto para a introdução e avaliação de novos conceitos, quanto para a revisão de assuntos estudados previamente, complementando assim, as aulas expositivas. Por isso, este estudo teve o objetivo de verificar a aplicação do Kit Alquimia®, que é uma espécie de “laboratório júnior” comercializado pela Grow©, em uma aula do segundo ano do Ensino Médio, como forma de promover a revisão de alguns conteúdos como densidade, forças intermoleculares, reações químicas e reações de complexação, além da introdução ao conteúdo de oxirredução, bem como contextualizá-los com o cotidiano dos estudantes. A partir da análise dos questionários respondidos pelos alunos, pôde-se evidenciar a importância que o uso da atividade lúdica aliado à experimentação teve no processo de consolidação do conhecimento dos discentes sobre a disciplina, além da ressignificação do pensamento sobre o tema abordado. Verificou-se que o Kit Alquimia® é uma excelente ferramenta para o ensino de Química, pois pode ser utilizado pelo professor como uma alternativa versátil, prática e dinâmica, além de poder ser aplicado para qualquer turma de estudantes acima de 12 anos.

Biografia do Autor

Alexandrina Pereira Ferreira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Aluna de Graduação em Letras - Inglês na Universidade Estácio de Sá e em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara. Voluntária do Programa de Educação Tutorial (PET Química): Educação Ambiente e Sociedade sob orientação da professora-tutora Simone Machado Goulart de setembro/2017 a abril/2018. Técnica em Alimentos pela instituição SENAI-GO no ano de 2013. Professora de Inglês na Uptime - Comunicação em Inglês desde 2018.

Alessandra Timóteo Cardoso, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutoranda (2022-atual) pela USP-IQSC, Mestra pela UFG-IQ (2022) e Licenciada em Química pelo IFG-campus Itumbiara (2019). Foi aluna voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - 2017/2018 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) - 2018/2019. Foi aluna bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Química: Educação Ambiente e Sociedade, entre 2016 e 2019. No campo da pesquisa, têm experiência na área do Ensino de Química (EQ) e Educação Inclusiva, e em Química Analítica, especialmente em técnicas de preparo de amostra (ELL-PBT, ESL-PBT, SBSE e On-line SPE). Na área de instrumentação Química, possui experiência no campo da Cromatografia Líquida (HPLC-UV; UPLC-DAD; UPLC-MS). Atualmente, desenvolve pesquisa no grupo de Cromatografia (CROMA-IQSQ-USP) na vertente de síntese de sorventes baseados em óxido de grafeno e seu emprego em técnicas miniaturizadas de preparo de amostra, tais como SBSE e In-tube SPME, para extração e pré-concentração de pesticidas em bebidas e amostras ambientais.

Simone Machado Goulart, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutora em Agroquímica (Área: Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É professora e pesquisadora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Itumbiara, atuando nos cursos Técnico em Química, Licenciatura em Química e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Atua em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com experiência na área de Química de Alimentos, Química Ambiental e Forense, atuando nos seguintes temas: agrotóxicos, desenvolvimento, validação e aplicação de métodos de análise química.

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

Pereira Ferreira, A., Timóteo Cardoso, A., & Machado Goulart, S. (2020). O lúdico e a experimentação:: uma experiência com o Kit Alquimia®. Revista Tecnia, 5(2), 72–89. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/996

Edição

Seção

Educação e Ensino