O lúdico e a experimentação:
uma experiência com o Kit Alquimia®
Palavras-chave:
Atividade lúdica, Experimentação, Kit Alquimia®, Estratégia de ensinoResumo
Ao longo dos anos, pesquisadores da área do ensino de Química vêm estudando diversas estratégias de ensino que melhorem o aprendizado e a motivação dos alunos durante as aulas. O uso de jogos, aulas experimentais, dentre outras formas de atividades lúdicas, vem se intensificando nas escolas de ensino básico tanto para a introdução e avaliação de novos conceitos, quanto para a revisão de assuntos estudados previamente, complementando assim, as aulas expositivas. Por isso, este estudo teve o objetivo de verificar a aplicação do Kit Alquimia®, que é uma espécie de “laboratório júnior” comercializado pela Grow©, em uma aula do segundo ano do Ensino Médio, como forma de promover a revisão de alguns conteúdos como densidade, forças intermoleculares, reações químicas e reações de complexação, além da introdução ao conteúdo de oxirredução, bem como contextualizá-los com o cotidiano dos estudantes. A partir da análise dos questionários respondidos pelos alunos, pôde-se evidenciar a importância que o uso da atividade lúdica aliado à experimentação teve no processo de consolidação do conhecimento dos discentes sobre a disciplina, além da ressignificação do pensamento sobre o tema abordado. Verificou-se que o Kit Alquimia® é uma excelente ferramenta para o ensino de Química, pois pode ser utilizado pelo professor como uma alternativa versátil, prática e dinâmica, além de poder ser aplicado para qualquer turma de estudantes acima de 12 anos.
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