O lúdico e a experimentação:
uma experiência com o Kit Alquimia®
Keywords:
Atividade lúdica, Experimentação, Kit Alquimia®, Estratégia de ensinoAbstract
Ao longo dos anos, pesquisadores da área do ensino de Química vêm estudando diversas estratégias de ensino que melhorem o aprendizado e a motivação dos alunos durante as aulas. O uso de jogos, aulas experimentais, dentre outras formas de atividades lúdicas, vem se intensificando nas escolas de ensino básico tanto para a introdução e avaliação de novos conceitos, quanto para a revisão de assuntos estudados previamente, complementando assim, as aulas expositivas. Por isso, este estudo teve o objetivo de verificar a aplicação do Kit Alquimia®, que é uma espécie de “laboratório júnior” comercializado pela Grow©, em uma aula do segundo ano do Ensino Médio, como forma de promover a revisão de alguns conteúdos como densidade, forças intermoleculares, reações químicas e reações de complexação, além da introdução ao conteúdo de oxirredução, bem como contextualizá-los com o cotidiano dos estudantes. A partir da análise dos questionários respondidos pelos alunos, pôde-se evidenciar a importância que o uso da atividade lúdica aliado à experimentação teve no processo de consolidação do conhecimento dos discentes sobre a disciplina, além da ressignificação do pensamento sobre o tema abordado. Verificou-se que o Kit Alquimia® é uma excelente ferramenta para o ensino de Química, pois pode ser utilizado pelo professor como uma alternativa versátil, prática e dinâmica, além de poder ser aplicado para qualquer turma de estudantes acima de 12 anos.
References
AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T. de S.; MORI, R. C. As funções pedagógicas da experimentação no ensino de Química. Multi-Science Journal. v. 1, n. 3, p. 17-23, 2015.
ASSAI, N. D. de. S.; FREIRE, L. I. F. A Utilização De Atividades Experimentais Investigativas E O Uso De Representações No Ensino De Cinética Química. Experiências em Ensino de Ciências. v.12, n. 6, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 25 de junho. 2020.
CAMPOS, K. A. F.; SILVA, Y. M.; FERREIRA, A. E A.; RIBEIRO, A. C. C.; FELICIO, C. M. Utilização Do Ludismo Como Instrumento Na Recuperação De Conteúdos Ligações Químicas. REDEQUIM. v. 2, n. 2, p. 140-146, 2016.
CASTRO D. F. de.; TREDEZINI, A. L. de. M. A importância do jogo/ lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Perquirere, v. 11, n. 1, p. 166-181, 2014.
CHASSOT, A. Alquimiando a Química. Química Nova na Escola, v. 1, p. 20-22, 1995. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/historia.pdf>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2017.
DARROZ, L. M.; TRAVISAN, T. L.; ROSA, C. T. W. da. Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazônia. v. 14, n. 29, p. 93-109, 2018.
FERREIRA, M. C. S.; JÚNIO, M. B.; FERREIRA, L.C.S. Uma Análise das categorias de contextualização no ensino de ciências. In: FALEIRO, W. ASSIS, M. P. Ciências da natureza e formação de professores. Jundiaí: Paco, 2017. p. 303-308.
FERREIRA, L. H., HARTWIG, D. R., E OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, 32(2), p. 101-106, 2009.
GARCEZ, E.S.C. Jogos e atividades lúdicas em ensino de Química: um estudo do estado da arte. 2014. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química nova na escola. n. 10, p. 43-49, 1999.
GOI, M. E. J. ELLENSOHN. Experimentação e Jogos lúdicos na formação continuada de professores de Ciências da Natureza. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC. Florianópolis: UFSC, 2017. p.1-8.
GUIMARÃES, C.C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. v. 31, n. 3, p. 198–202, 2009.
LIMA, F. O.; CUNHA, M. B. Photography as a didactic resource to contextualize concepts of Analytical Chemistry. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, 2020.
NUNES, F. G.; NASCIMENTO, F. C. do; SANTANA, S. R. A Utilização de Atividades Experimentais na Construção do Conceito de Reações Químicas. In: Encontro de ensino de ciências e matemática (ENECEM), 1., 2016, Recife. Anais do 1º Encontro de Ensino de Ciências e Matemática (ENECEM). Recife: EDUFRPE, 2017. v. 1, p. 43 - 46. Disponível em: http://www.ppgec.ufrpe.br/sites/www.ppgec.ufrpe.br/files/anais_enecem_2016_completo.pdf#page=46. Acesso em: 06 de maio de 2018.
OLIVEIRA, L, M, S.; SILVA, O. G. da.; FERREIRA, U. V. da. S. Desenvolvendo jogos didáticos para o ensino de química. HOLOS, v. 5 p. 166-175, 2010.
PIRES, D. A. T.; NASCIMENTO, L. A. do.; MEDEIROS, T. M.; LOJA, L. F. B. Quimi Crush: Atividade Lúdica Para O Ensino De Química Orgânica. Revista Prática Docente. v. 3, n. 2, p. 625-642, 2018.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RUSSEL, J. V. Using games to teach chemistry – an annotated bibliography. Journal of Chemical Education, v. 76, n. 4, p. 481, 1999.
SALVADEGO, W. N. C.; LABURÚ, C. E. Uma análise das relações do saber profissional do professor do ensino médio com a atividade experimental no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 216-223, 2009.
SANTANA, E. M. de.; REZENDE, D. de. B.; O Uso Do Jogo Autódromo Alquímico como mediador do ensino dos conceitos de Alquimia e Química. In: IX Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de Las Ciencias, 9, 2013, Girona. Anais, Girona: Comunicación, 2013. p. 3184- 3189.
SANTANA, E. M.; REZENDE, D. B. O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Química: uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais XIV ENEQ. Curitiba. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0125-1.pdf>. Acesso em: 15 de abril de 2018.
SILVA JÚNIOR, E. A. da.; PARREIRA, G. G. Reflexões sobre a importância da experimentação no ensino da Química no ensino médio. Tecnia, v. 1, n. 1, p.67-82, 2016. Disponível em: <http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/32/9>. Acesso em: 30 de março de 2018.
SILVA, N. M. R.; SILVA, W. D. A da.; PAULA, N. L. M. de. O Ensino De Química Frente À Experimentação: Conhecendo Diferentes Realidades. REDEQUIM, v. 2, n. 2, 2016.
SILVA, R. R.; MACHADO, L. P. F.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W.L.; MALDANER, O. A.: (Org.). Ensino de Química em foco. Ijuí (RS): Unijuí, 2010. p. 231-261.
SOARES, E. de L.; VIÇOSA, C. S. C. L.; TAHA, M. S.; FOLMER, V. A presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. v. 12, n. 2 p. 69-80, 2017.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino da Química. 2.ed. Goiânia: Kelps, 2015.
VASCONCELOS, E. S.; ROCHA, I. F.; SILVA, J. P.; CEZAR, K. L.; SOARES, P. S.; MOREIRA, T. S.; LORENZO, J. G. F.; SANTOS M. L. B. Jogos uma forma lúdica de ensinar. In: VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7, 2012, Palmas. Anais do VII CONNEPI, 2012.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: O papel do brinquedo no desenvolvimento. 7. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.