O discurso da sustentabilidade no Ensino Médio Integrado do IFTM – Campus Uberaba

Autores

  • Israel Ramos Moreira Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Welisson Marques Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Palavras-chave:

Educação Omnilateral, Ensino Médio Integrado, Sustentabilidade

Resumo

O estudo buscou identificar como a educação ambiental é compreendida e praticada no Ensino Médio Integrado do IFTM, levando em consideração a proposta de educação omnilateral dos Institutos Federais e as macrotendências da educação ambiental: conservacionista, pragmática e crítica. Para isso, analisamos, por meio da Análise do Discurso, os Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, buscando identificar os discursos relacionados à formação integral, à sustentabilidade e à questão ambiental. Constatamos que há a manifestação de diferentes discursos nos Projetos Pedagógicos dos cursos, porém com tendência a um discurso de sustentabilidade mais direcionado à macrotendência pragmática da educação ambiental.

Biografia do Autor

Israel Ramos Moreira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Possui graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Atua como professor e inspetor escolar na rede municipal de ensino de Uberlândia.

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU) - Conceito CAPES/MEC 6; Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Uberaba. É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica (PPGET/MPET/IFTM); no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal - Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB-MEC). É Proficiente em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge (UCLES/CPE) e Universidade de Michigan (Michigan University/ECPE) e em Língua Francesa possui os diplomas DELF (Diplômes dÉtudes en Langue Française). Tem especial interesse pelas relações entre educação, tecnologias, saberes e poderes e pelas construções de verdades, notadamente sobre aprendizes e aprendizagem de línguas no Brasil. Interessa-se, também, por questões atinentes a diferentes modalidades de discursos e suas relações com a semiologia, a memória e a produção de sujeitos na história. Parecerista ad hoc de revistas científicas na área de Educação e Linguística. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais em português, inglês e francês. É membro da associação internacional REED - Red de Estudios sobre Educación. É coordenador do projeto interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica e a Patton College of Education, da Universidade de Ohio (Estados Unidos). Foi presidente da comissão de implantação do Doutorado em Educação Tecnológica no IFTM (o primeiro doutorado do Instituto, aprovado em 2023). É autor das obras: Análise do Discurso Publicitário de Cursos de Idiomas. São Carlos: Pedro João Editores, 2015. 285 p.; Mensalão e Crise Política: o discurso de Veja ao significar o Partido dos Trabalhadores. Curitiba: Editora Appris, 2011. 155 p.; e co-organizador, juntamente com CONTI, Maria Aparecida; FERNANDES, Cleudemar Alves, das obras: Análise do Discurso e Semiologia. Uberlândia, EDUFU, 2015, 369 p.; e, também, Michel Foucault e o Discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberlândia: EDUFU, 2013, 270 p. Ademais, é líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação, cadastrado no CNPq (GPDE/IFTM/CNPq).

Referências

BRASIL. Lei n° 9597 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acessado em 20 jul.2019.

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? 3.ed. Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

FERNANDES, Cleudemar A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.

IFTM. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. IFTM, 2012. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberaba/cursos/técnico-integrado-presencial/agropecuaria/ppc/>. Acesso em: 15 ago. 2020.

IFTM. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. IFTM, 2015. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberaba/cursos/tecnico-integrado-presencial/administracao/ppc/>. Acesso em 15 ago. 2020.

IFTM. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. IFTM, 2016. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberaba/cursos/tecnico-integrado-presencial/alimentos/ppc/>. Acesso em: 15 ago. 2020.

LAYRARGUES, Philippe P. Subserviência ao capital: educação ambiental sob o signo do antiecologismo. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 13, n. 1, p. 28-47, 2018.

LAYRARGUES, Philippe P.; LIMA, Gustavo F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. São Paulo, v. XVII, n. 1, p. 23-40, jan/mar 2014.

LOUREIRO, Carlos F. B. Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 36, n. 1, p. 79-95, 2019.

MANACORDA, Mario A. Marx e a Pedagogia Moderna. Trad. Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

NASCIMENTO JR., Antonio F; SOUZA, Daniele C. de. Fundamentos teóricos, filosóficos e éticos do pensamento ecológico contemporâneo. Lavras: UFLA/CEAD, 2015.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al., UNICAMP, Campinas, SP, 2009.

RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

TEIXEIRA, Lucas A.; AGUDO, Marcela de M.; TOZONI-REIS, Marília F. de C. Sustentabilidade ou “Terra de Ninguém”?. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 2, p. 43-64, 2017.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

Ramos Moreira, I., & Marques, W. (2020). O discurso da sustentabilidade no Ensino Médio Integrado do IFTM – Campus Uberaba . Revista Tecnia, 5(2), 112–129. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/998

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes