O discurso da sustentabilidade no Ensino Médio Integrado do IFTM – Campus Uberaba
Keywords:
Educação Omnilateral, Ensino Médio Integrado, SustentabilidadeAbstract
O estudo buscou identificar como a educação ambiental é compreendida e praticada no Ensino Médio Integrado do IFTM, levando em consideração a proposta de educação omnilateral dos Institutos Federais e as macrotendências da educação ambiental: conservacionista, pragmática e crítica. Para isso, analisamos, por meio da Análise do Discurso, os Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, buscando identificar os discursos relacionados à formação integral, à sustentabilidade e à questão ambiental. Constatamos que há a manifestação de diferentes discursos nos Projetos Pedagógicos dos cursos, porém com tendência a um discurso de sustentabilidade mais direcionado à macrotendência pragmática da educação ambiental.
References
BRASIL. Lei n° 9597 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acessado em 20 jul.2019.
BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? 3.ed. Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
FERNANDES, Cleudemar A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.
IFTM. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. IFTM, 2012. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberaba/cursos/técnico-integrado-presencial/agropecuaria/ppc/>. Acesso em: 15 ago. 2020.
IFTM. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. IFTM, 2015. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberaba/cursos/tecnico-integrado-presencial/administracao/ppc/>. Acesso em 15 ago. 2020.
IFTM. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. IFTM, 2016. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/uberaba/cursos/tecnico-integrado-presencial/alimentos/ppc/>. Acesso em: 15 ago. 2020.
LAYRARGUES, Philippe P. Subserviência ao capital: educação ambiental sob o signo do antiecologismo. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 13, n. 1, p. 28-47, 2018.
LAYRARGUES, Philippe P.; LIMA, Gustavo F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. São Paulo, v. XVII, n. 1, p. 23-40, jan/mar 2014.
LOUREIRO, Carlos F. B. Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 36, n. 1, p. 79-95, 2019.
MANACORDA, Mario A. Marx e a Pedagogia Moderna. Trad. Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
NASCIMENTO JR., Antonio F; SOUZA, Daniele C. de. Fundamentos teóricos, filosóficos e éticos do pensamento ecológico contemporâneo. Lavras: UFLA/CEAD, 2015.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al., UNICAMP, Campinas, SP, 2009.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
TEIXEIRA, Lucas A.; AGUDO, Marcela de M.; TOZONI-REIS, Marília F. de C. Sustentabilidade ou “Terra de Ninguém”?. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 2, p. 43-64, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.