Práticas letradas na Educação a Distância (EaD): experiências de alunos dos cursos de Letras-Português e Letras-Espanhol Licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2127Keywords:
Práticas letradas; Percepções; Educação a Distância (EaD).Abstract
Neste artigo, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, nos propomos a discutir sobre as percepções de estudantes dos Cursos de Letras-Português e Letras-Espanhol, na modalidade EaD, em uma Instituição de Ensino Superior pública do Rio Grande do Sul, no que diz respeito às práticas acadêmicas. A pesquisa é um recorte de dados gerados de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM). Para o desenvolvimento do estudo, nos apoiamos na perspectiva sociocultural dos letramentos (Street, 1984) e buscamos, a partir do olhar dos estudantes, compreender como ocorre a constituição dos letramentos acadêmicos na EaD. A geração dos dados foi realizada a partir da observação das participações de dez sujeitos em uma roda de conversa on-line, realizada no âmbito de um curso de capacitação, implementado no Moodle, como produto da dissertação em questão. Para conduzir a análise, selecionamos três categorias que emergiram da Roda de Conversa: percepções sobre os usos tecnológicos: integração e adaptação; percepções sobre os gêneros acadêmicos: identidades em conflito; e percepções sobre a interação mediada pelas tecnologias educacionais em rede: atividades síncronas e assíncronas. A partir deste estudo, foi possível desenvolver uma compreensão abrangente sobre a relação dos sujeitos com as práticas acadêmicas e como estas estão sendo construídas no contexto da EaD para promover uma aprendizagem mais significativa. Entre as percepções expressas, identificamos não apenas dificuldades na apropriação de determinadas práticas letradas, mas também desafios do “ser e estar” na universidade a distância.
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