Representatividade feminina em cargos de gestão nos Institutos Federais: uma análise das pesquisas recentes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2129

Keywords:

Gestão feminina, Institutos Federais, Representatividade de gênero, Liderança educacional, Políticas de igualdade

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as teses e dissertações defendidas nos últimos cinco anos sobre a presença das mulheres em cargos de gestão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa bibliográfica e documental foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com a utilização de palavras-chave como “instituto federal” e “gênero”, resultando na seleção de cinco trabalhos que abordam diretamente a representatividade de gênero em cargos de liderança. A análise revela que, embora a participação feminina em cargos de gestão nos Institutos Federais esteja crescendo, ainda há barreiras significativas, como a segregação vertical, os estereótipos de gênero e a dificuldade de conciliar vida profissional e pessoal. Conclui-se que políticas institucionais voltadas para a igualdade de gênero e o fortalecimento de redes de apoio entre as mulheres são fundamentais para promover uma gestão mais equitativa e inclusiva nas instituições de ensino público.

Author Biography

Débora de Lima Velho Junges, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutora (2017) e Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2010). Desde 2017, atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense. Além disso, colabora como professora conteudista, revisora técnica e avaliadora de materiais didáticos. Seus principais interesses de pesquisa incluem educação, educação matemática, práticas pedagógicas e questões de gênero.

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Published

2025-07-01

How to Cite

de Lima Velho Junges, D. (2025). Representatividade feminina em cargos de gestão nos Institutos Federais: uma análise das pesquisas recentes. Revista Tecnia, 10(1), 12. https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2129

Issue

Section

Educação e Ensino

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