Análise discursiva de enunciados presentes na música Cleane do rapper Criolo
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2187Keywords:
Análise do Discurso, Léxico, Criolo, RapAbstract
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise discursiva dos enunciados presentes na letra da música Cleane (Criolo & Tropkillaz, 2021), com base nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa. A análise é orientada pelas contribuições teóricas de Foucault (2020), com foco especialmente na articulação dos itens lexicais nos enunciados selecionados. A pesquisa também utiliza como referência os estudos de Helena N. Brandão (2009), aprofundando a análise em nível lexical e, assim, compreendendo o léxico em sua natureza polissêmica e discursiva. A abordagem proposta busca identificar como os itens lexicais presentes nos enunciados refletem uma historicidade e ativam uma memória coletiva, vinculando-se a contextos sociais e culturais mais amplos e mobilizando sentidos diversos. Ao final da análise, os resultados indicam que os enunciados na música de Criolo não apenas expressam sentidos múltiplos, mas também contribuem para um entendimento mais complexo da posição do sujeito discursivo. Nesse sentido, a análise revelou como os itens lexicais, ao serem articulados nos discursos, oferecem pistas sobre a construção identitária e as representações sociais que emergem da música, proporcionando uma leitura mais aprofundada da dimensão discursiva em Cleane.
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BRANDÃO, O. H. N. O léxico na perspectiva discursiva. In: ALVES, Ieda Maria et al. (org.). Estudos lexicais em diferentes perspectivas. São Paulo, SP: FFLCH/USP, 2009.
CARVALHO, Igor. Polícia pedirá avaliação psicológica de racista que humilhou entregador em Valinhos. Brasil de Fato, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/08/11/policia-pedira-avaliacao-psicologica-de-racista-que-humilhou-entregador-em-valinhos. Acesso em: 8 jan. 2024.
CRIOLO; TROPKILLAZ. Cleane. Disponível em: http://www.criolo.net/cleane/ . Acesso em: 21 mar. 2025.
FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2. ed. São Carlos, SP: Editora Claraluz, 2008.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2020.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade saber. 6. ed. São Paulo: Paz & Terra. 2017.
HILTON, Jorge. Branquitude, música rap e educação: compreenda de uma vez o racismo no Brasil a partir da visão de rappers brancos. 1. ed. Salvador: JV Publicações, 2020.
LIMA, Jheny Iordany Felipe de. “Convoque seu buda”: práticas de resistência e relações de
poder nas letras de música de Criolo. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado) — Programa de Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Catalão. 2019.
MOREIRA, Tatiane Aparecida. A constituição da subjetividade em raps dos racionais MC´s. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
OLIVEIRA, Roberto Camargo de. Rap e política: percepções da vida social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2015.
TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.
VALVERDE, Ricardo. Dossiê aborda o impacto da pandemia nos povos indígenas. Agência Fiocruz de Notícias, [s. l.], 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/dossie-aborda-o-impacto-da-pandemia-nos-povos-indigenas. Acesso em: 21 mar. 2025.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.