Panorama do uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) no contexto didático
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.08Abstract
Os REA (Recursos Educacionais Abertos) são definidos como materiais educacionais digitais disponibilizados em domínios públicos, de forma livre e aberta, podendo ser utilizados e adaptados por outras pessoas. A proposta desse referente estudo apresenta uma pesquisa sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) por docentes. O contexto didático da pesquisa incluiu 71 professores, de 25 a 70 anos, com períodos de docência entre 1 e 30 anos, com titulações variáveis de graduação a pós-doutorado. Os dados foram obtidos através de um questionário investigativo virtual divulgado por plataformas digitais, sendo estas: Whatsapp, Instagram, Telegram, Facebook e e-mail. As respostas dos docentes foram analisadas com o objetivo de averiguar o conhecimento do conceito e os respectivos usos dos REA no planejamento e desenvolvimento de aulas dos docentes entrevistados. Os resultados mostraram pouco conhecimento e uso dos REA e de suas plataformas, mesmo os entrevistados tendo a opinião de que o uso dos REAs pode auxiliar na melhoria da aula e do nível de conhecimento dos docentes. Também foi observada certa dificuldade na identificação do tipo de licença dos arquivos, o que ocasiona o receio (e o perigo) de estarem cometendo plágio.