Uma análise das concepções sobre a natureza da ciência na Formação Inicial de Professores de Química do IFG/Câmpus Anápolis

Authors

  • Amanda Lohanne de Miranda Luz Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Lidiane de Lemos Soares Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG)

Keywords:

Concepções, Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Formação de Professores, Química

Abstract

Este artigo versará sobre a formação de professores articulada ao conhecimento epistemológico de ciência. Muitos dos cursos de licenciatura nas áreas das ciências naturais, no Brasil, não contemplam em seus planos pedagógicos de cursos o ensino da História e Filosofia da Ciência, condições que vêm contribuindo para a permanência de uma visão de ciência de cunho positivista tão criticada atualmente. A Pesquisa se configurou como uma pesquisa participante que integra investigação social, trabalho educativo e ação. A amostra investigada foi constituída de professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Câmpus Anápolis. Nosso instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e os dados foram analisados segundo a técnica de análise textual discursiva, com categorias criadas a posteriori. As categorias levantadas foram: Ciência como estudo de diversos conhecimentos; Ciência como processo de construção do conhecimento; Ciência como Revolucionária; Ciência como utilitária; Ciência como Instituição Social. Nossos resultados permitem inferir que no geral os professores em formação inicial concebem a ciência e seu desenvolvimento, com um caráter linear, cumulativo, evolutivo, dogmático, baseado na observação e experimentação. Alguns poucos discursos vão contra essas ideias, entendendo a ciência dentro de uma perspectiva histórica, sociológica, psicológica e materialista.

Author Biographies

Amanda Lohanne de Miranda Luz, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Anápolis. Cursando Bacharelado em Farmácia pela Universidade Estadual de Goias, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis, voluntária no projeto de iniciação científica em Desenvolvimento e Aplicação catalítica de Líquidos Iônicos na Síntese de Heterociclos via reações multicomponentes, bolsista do edital de desenvolvimento Institucional Nivél I enquadrada na Coordenadoria Central de Bolsas.

Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG)

Doutora em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, ambos pela Universidade Federal de Goiás, Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis e membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do mesmo campus. Está enquadrada como Pesquisadora na Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva, no Panecástica - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional Tecnológica (IFG-Anápolis) e no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (UFG). Atua com pesquisas em temas como Formação Inicial e Continuada de professores de Ciências/Química; Educação Inclusiva no Ensino de Ciências/Química e Ensino de Química para Surdos.

References

AMARAL, I.A. Programas e ações de formação docente em Educação Ambiental. In: TAGLIEBER, J.E.; GUERRA, A.F.S. (Orgs.). Pesquisas em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental. Pelotas: Ed. UFPEL, 2004. p. 145–167.

BONI, V.; QUARESMA, J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1, p. 68–80, 2005.

BONZANINI, T.K.; BASTOS, F. Formação continuada de professores de Ciências: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais… Florianópolis: Abrapec, 2009. p. 1–12.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A.M.P.;

VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363–381, 2004.

CHALMERS, A. O que é a ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHIBENI, S.S. Algumas observações sobre o “método científico”. Disponível em: <http://docplayer.com.br/6890885-Algumas-observacoes-sobre-o-metodocientifico.html>. Acesso em: 1 fev. 2016.

EL-HANI, C.N.; TAVARES, E.J.M.; ROCHA, P.L.B. Concepções epistemológicas de estudantes de Biologia e sua transformação por uma proposta explícita de ensino sobre História e Filosofia das Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 9,n. 3, p. 265–313, 2004.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F; ALÍS, J.C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125–153, 2001.

HALL, B.L. O saber como mercadoria e a investigação participativa. Perspectivas, v. 9, n. 4, p. 395–411, 1979.

HODSON, D. Teaching and learning science. Buckin- gham: Opens University Press, 1998.

KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1–17, 2001.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191–211, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117–128, 2006.

MOURE, B.A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32–46, 2014.

OKI, M.C.M. A história da química possibilitando o conhecimento da natureza da Ciência e uma abordagem contextualizada de conceitos químicos: um estudo de caso numa disciplina do curso de Química da UFBA. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, 2006.

OLIVEIRA, B.J.; CONDÉ, M.L.L. Thomas Kuhn e a nova historiografia da ciência. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 1–11, 2002.

RIOS, M.C. Thomas S. Kuhn e a construção social do conhecimento. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Estadual de Feira de Santana, 2014.

ROSA, K.; PENIDO, M.C.M. A inserção de História e Filosofia da Ciência no ensino de Ciências e a formação de professores de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru. Anais... 2005. p. 1–10.

SANTOS, A.F.; OLIOSI, E.C. A importância do ensino de Ciências da Natureza integrado à História da Ciência e à Filosofia da Ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 39, p. 195–204, 2013.

SCHEID, N.M.J.; PERSICH, G.D.O.; KRAUSE, J.C. Concepção de natureza da ciência e a educação científica na formação inicial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais… Florianópolis: Abrapec, 2009. p. 1–12.

SELLES, S.E. Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de Ciências: anotações de um projeto. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1–15, 2002.

SILVA, M.O.S. Refletindo a pesquisa participante. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SIMPLÍCIO, J.C.S.; ALMEIDA, K.S. Importância de História e Filosofia da Ciência para a formação inicial de biólogos. In: ENCONTRO DIALÓGICO TRANSDISCIPLINAR, 1., 2010, Vitória da Conquista. Anais… Vitória da Conquista: UESB, 2010. p. 1–9.

SOARES, L.Q.; FERREIRA, M.C. Pesquisa participante como opção metodológica para investigação de práticas de assédio moral no trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 6, n. 2, p. 85–110, 2006.

SOARES, M.F.C.; SOBRINHO, J.A.C.M. Contribuições da epistemologia no desenvolvimento da Ciência para a formação docente: reflexões preliminares. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 5., 2009, Teresina. Anais…, Teresina: EdUFPI, 2009. p. 1–13.

SOUZA, T.A. A concepção de ciência em Thomas Kuhn. 2012. Monografia (Bacharelado em Filosofia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

VAZ, C.R.; FAGUNDES, A. B; PINHEIRO, N.A.M.P. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação: uma revisão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1., 2009, Ponta Grossa. Anais… Ponta Grossa: Ed. UTFPR, 2009. p. 98–116.

Published

2016-12-30

How to Cite

Lohanne de Miranda Luz, A., & de Lemos Soares Pereira, L. (2016). Uma análise das concepções sobre a natureza da ciência na Formação Inicial de Professores de Química do IFG/Câmpus Anápolis. Revista Tecnia, 1(2), 11–27. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/871

Issue

Section

Educação e Ensino