Os institutos federais no enfrentamento à covid-19: uma análise com auxílio da tecnologia da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i2.1562

Resumo

A pandemia de Covid-19, declarada oficialmente em março de 2020, afetou diferentes setores sociais. Dentre os setores mais afetados por essa emergência sanitária estava a educação. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as decisões tomadas pelos Institutos Federais para mitigar os efeitos da pandemia nas atividades educacionais desenvolvidas pelas instituições. Para tanto, foram coletadas informações relativas às ações administrativas, acadêmicas, solidárias, consultivas, informativas e deliberativas, motivadas pelo Governo Federal, Distrital, Estadual, Poder Judiciário e pelos próprios IF's. As informações foram classificadas em: público-alvo, tipo de ação, detalhamento e motivador das ações. Os resultados encontrados apontaram através do programa Microsoft Power BI que os IF’s procuraram priorizar a comunidade acadêmica, principalmente os estudantes em situação de vulnerabilidade social, em seguida a comunidade externa, demonstrado no trabalho de extensão dos Institutos Federais. Conclui-se que os IF’s trouxeram importantes contribuições para o enfrentamento à Covid-19, especialmente nas comunidades em que estão instalados.

Biografia do Autor

Elisa Missae Yamashita Umezu, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília(1997). Licencianda em Química pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). 

Elcio Umezu, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Possui graduação em Sistema de Informação pela União Pioneira de Integração Social (2005). Atualmente é analista de tecnologia da informação da Companhia Nacional de Abastecimento. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atuou como gestor de Tecnologia da Informação durante 17 anos no Instituto Nacional de Meteorologia e na Companhia Nacional de Abastecimento.

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Publicado

28.03.2025

Como Citar

Silva, C. N. N. da, Umezu, E. M. Y., & Umezu, E. (2025). Os institutos federais no enfrentamento à covid-19: uma análise com auxílio da tecnologia da informação. Revista Tecnia, 9(2), 12. https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i2.1562

Edição

Seção

Educação e Ensino

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