FORMAÇÃO DE MULHERES COMO MECANISMO DE INCLUSÃO DIGITAL NA AMAZÔNIA TOCANTINA - PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2107

Palavras-chave:

Educação, Inclusão Digital, Mulheres, Tecnologias digitais, Formação

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um projeto de formação para mulheres visando a inclusão digital na Amazônia, por meio de palestras, rodas de conversa e oficinas virtuais. Os resultados apontam a necessidade de formação docente para reduzir desigualdades no acesso a recursos tecnológicos. Apesar de reconhecerem a importância das tecnologias digitais, as mulheres enfrentam barreiras como instabilidade da conexão, falta de formação, limitação dos aparelhos tecnológicos e a tripla jornada de trabalho das mães-docentes. As análises revelam a urgência de formação inicial e continuada e políticas de inclusão para que as mulheres explorem o potencial das tecnologias em suas vidas e trabalhos na Região Tocantina.

Biografia do Autor

Radija Natanny Corrêa Dias, Universidade Federal do Pará

Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins Cametá. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais no contexto educacional Amazônico (Conecta Amazônia). Bolsista dos projetos de extensão intitulados "Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na Região do Baixo Tocantins", (2023-2024) e "Conectando mulheres na Amazônia: inclusão digital como mecanismo de inclusão social na região do Baixo Tocantins", (2024-2025), vinculados ao Programa Navega Saberes Infocentro PROEX/UFPA. Tem experiência de pesquisa na grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias Educacionais.

Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2016) na linha História e Políticas Educacionais. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2008) na linha de Políticas Educacionais. Especialista em Informática na educação. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins - Cametá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais no contexto educacional amazônico (CONECTA Amazônia). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do no Campo na Amazônia. Docente da Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação do Campo. Docente da Especialização em Gestão e Planejamento da Educação, ambas vinculadas a Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins - Cametá. Coordena o Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na Região do Baixo Tocantins, projeto de extensão vinculado a PROEX/UFPA/Navega Saberes Infocentro. Organizadora da Coletânea "Tecnologias Educacionais na Amazônia: Tensões, mediações e contradições". Tem interesse na área das políticas educacionais, educação do campo, tecnologias educacionais e formação docente. Orienta pesquisas na área das tecnologias e educação do campo; práticas pedagógicas, formação de professor para usos de tecnologias nas escolas do campo e da cidade.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Natanny Corrêa Dias, R., & Sueli Corrêa dos Prazeres, M. (2025). FORMAÇÃO DE MULHERES COMO MECANISMO DE INCLUSÃO DIGITAL NA AMAZÔNIA TOCANTINA - PARÁ. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 125–137. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2107

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Artigos