Training women as a mechanism for digital inclusion in the Tocantins Amazon - Pará

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2107

Keywords:

Education, Training, Digital technologies, Digital inclusion, Social representations. Women's health. Beauty standards. Social media. Feminine body.

Abstract

The article presents the results of a training project for women aimed at digital inclusion in the Amazon, through lectures, discussion circles, and virtual workshops. The results indicate the need for teacher training to reduce inequalities in access to technological resources. Although they recognize the importance of digital technologies, women face barriers such as unstable connections, lack of training, limitations of technological devices, and the triple burden of work as mother-teachers. The analyses reveal the urgency of initial and ongoing training and inclusion policies so that women can explore the potential of technologies in their lives and work in the Tocantins Region.

Author Biographies

Radija Natanny Corrêa Dias, Universidade Federal do Pará

Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins Cametá. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais no contexto educacional Amazônico (Conecta Amazônia). Bolsista dos projetos de extensão intitulados "Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na Região do Baixo Tocantins", (2023-2024) e "Conectando mulheres na Amazônia: inclusão digital como mecanismo de inclusão social na região do Baixo Tocantins", (2024-2025), vinculados ao Programa Navega Saberes Infocentro PROEX/UFPA. Tem experiência de pesquisa na grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias Educacionais.

Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2016) na linha História e Políticas Educacionais. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2008) na linha de Políticas Educacionais. Especialista em Informática na educação. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins - Cametá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais no contexto educacional amazônico (CONECTA Amazônia). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do no Campo na Amazônia. Docente da Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação do Campo. Docente da Especialização em Gestão e Planejamento da Educação, ambas vinculadas a Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins - Cametá. Coordena o Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na Região do Baixo Tocantins, projeto de extensão vinculado a PROEX/UFPA/Navega Saberes Infocentro. Organizadora da Coletânea "Tecnologias Educacionais na Amazônia: Tensões, mediações e contradições". Tem interesse na área das políticas educacionais, educação do campo, tecnologias educacionais e formação docente. Orienta pesquisas na área das tecnologias e educação do campo; práticas pedagógicas, formação de professor para usos de tecnologias nas escolas do campo e da cidade.

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Published

2025-04-30

How to Cite

Natanny Corrêa Dias, R., & Sueli Corrêa dos Prazeres, M. (2025). Training women as a mechanism for digital inclusion in the Tocantins Amazon - Pará. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 125–137. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2107