GPT 'O PROFESSOR DE HISTÓRIA':

desenvolvimento metodológico e impactos no ensino de História no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2186

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Ensino de História, Avaliação Educacional, Literacia Histórica

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento do GPT "O Professor de História", uma ferramenta de inteligência artificial voltada para a elaboração de questões avaliativas no ensino de história, alinhadas às competências da BNCC. Explorando os desafios e as potencialidades da IA, o texto detalha a metodologia de construção da ferramenta, desde a curadoria de dados das provas do ENEM até a calibragem dos prompts. Além disso, discute-se a integração entre teoria pedagógica e prática tecnológica, ressaltando como o GPT pode contribuir para uma abordagem mais crítica e inovadora no ensino de história.

Biografia do Autor

André Luan Nunes Macedo, UNIFESP

Professor Substituto de História da Universidade Federal de Minas Gerais (2024-Presente). Doutor em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2021), com doutorado sanduíche no exterior (Goldsmiths, University of London e University of Wisconsin-Madison). Mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013-2015). Graduação em História pela UFSJ (2008-2012), com iniciação científica na área do ensino de história. Concluiu um pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (2022-2023) sobre o currículo de história da cidade de São Paulo durante a gestão Fernando Haddad. Seu programa de pesquisa entre a graduação e o primeiro pós-doutorado foi marcado pela pesquisa sobre livros didáticos e políticas curriculares de história do Brasil e em perspectiva comparada, especialmente no mestrado quando pesquisou materiais escolares venezuelanos. Iniciou um segundo pós doutorado (2024-Presente) na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisa inteligência artificial no ensino de história. Em 2024 criou diferentes agentes de inteligência artificial e fez um curso de curta duração sobre Engenharia de Prompt. No ano de 2024 criou diversos assistentes na plataforma do ChatGPT voltados para a área do ensino de história e para organizações políticas. Tem interesse nos seguintes temas: inteligência artificial e ensino de história, currículo, livros didáticos, história política e América Latina.

Miriam Hermeto, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de História e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História (linha de pesquisa História e Culturas Políticas) da FAFICH/UFMG. Coordenadora do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP) e pesquisadora do Laboratório de Ensino de História, ambos da FAFICH/UFMG. Realizou toda a formação superior na UFMG - doutorado em História (2010), mestrado em Educação (2002), licenciatura (1997) e bacharelado em História (1994). Tem atuado na fronteira entre duas áreas de pesquisa: a história do Brasil contemporâneo, especialmente ditadura militar e transição democrática, e o ensino da História, com abordagens que transitam entre a história cultural do político, a história pública e a história da memória. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ 2) pelo CNPq, membra da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e da Rede Brasileira de História Pública (RBHP). Atua em projetos de Iniciação à Docência (Residência Pedagógica e PIBID), buscando articular universidade e redes de educação básica nos processos de formação docente.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Nunes Macedo, A. L., & Hermeto, M. (2025). GPT ’O PROFESSOR DE HISTÓRIA’: : desenvolvimento metodológico e impactos no ensino de História no Brasil. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 138–154. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2186

Edição

Seção

Artigos