GPT 'O PROFESSOR DE HISTÓRIA':
desenvolvimento metodológico e impactos no ensino de História no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2186Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ensino de História, Avaliação Educacional, Literacia HistóricaResumo
O artigo apresenta o desenvolvimento do GPT "O Professor de História", uma ferramenta de inteligência artificial voltada para a elaboração de questões avaliativas no ensino de história, alinhadas às competências da BNCC. Explorando os desafios e as potencialidades da IA, o texto detalha a metodologia de construção da ferramenta, desde a curadoria de dados das provas do ENEM até a calibragem dos prompts. Além disso, discute-se a integração entre teoria pedagógica e prática tecnológica, ressaltando como o GPT pode contribuir para uma abordagem mais crítica e inovadora no ensino de história.
Referências
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, p. 08-26, maio 2014. Disponível em: observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/observatorio/37db2823-408f-4d02-b285-b05d52200ce2/. Acesso em: 10 de abril de 2025.
FRANK, Andre Gunder. ReORIENT: Global Economy in the Asian Age. Berkeley: University of California Press, 1998.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, 2ª Ed.
LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 60, p. 107-146, abr./jun. 2016. DOI: 10.1590/0104-4060.45979. Disponível em: scielo.br/j/er/a/kGFY5FDVCVz6J8DJCKwbqcT/?format=pdf. Acesso em : 10 de abril de 2025.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim. Avaliação democrática das aprendizagens históricas: desafios à didática da história. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e227098, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698227098. Disponível em: scielo.br/j/edur/a/rdyHQntMDNjtDDBfb3WfKGj/?format=pdf. Acesso em: 10 de abril de 2025.
MONTEIRO, Alessandro Henrique; SOUZA, Éder Cristiano de. A avaliação da aprendizagem histórica: um estudo a partir do ENEM e de exames vestibulares. História & Ensino, Londrina, v. 28, n. 1, p. 035-057, jan.-jun. 2022. DOI: 10.5433/2238-3018.2022v28n1p035-057. Disponível em: A avaliação da aprendizagem histórica: : um estudo a partir do ENEM e de exames vestibulares | História & Ensino. Acesso em: 10 de abril de 2025.
WHITE, Jules et al. A Prompt Pattern Catalog to Enhance Prompt Engineering with ChatGPT. arXiv preprint arXiv:2302.11382, 2023. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2302.11382. Acesso em: 10 nov. 2024.
ŽIŽEK, Slavoj. Acontecimento: uma viagem filosófica através de um conceito. Rio de Janeiro: Zahar, 2017, 191p.