v. 1 n. 02 (2023): Dossiê - INTERCULTURALIDADE, EDUCAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS: AMÉRICA LATINA E ÁFRICA EM PAUTA
Organizadora e organizadores
Dr.ª Raquel Alves de Carvalho (UFGD-PPGET-Brasil)
Dr. Alfredo Rajo Serventich (UIIM-México)
Dr. Daniel Valério Martins (IFGOIANO-PPGENEB-Brasil)
Ao entendemos que a Interculturalidade resulta das interações entre as culturas envolvidas, ela também pode ser compreendida como uma ferramenta utilizada na busca do desenvolvimento local e comunitário e, simultaneamente, caminhar junto da formação de profissionais, os quais serão responsáveis por propagar o ativismo – indígena, camponês, quilombola e/ou africano – na conscientização da comunidade. Diante esse apontamento inicial, o presente Dossiê Temático procura abrir espaço para receber estudos que abordam análises dos processos interculturais por meio da educação, assim como por meio da História e historiografia. Buscamos, ainda, reunir estudos que dão ênfase às experiências indígenas/indigenistas e africanas/africanistas, assim como, estudos que versem sobre as experiências de sujeitos do campo como, por exemplo, ribeirinhos, camponeses e quilombolas. Também buscaremos dialogar com estudos que se dedicam aos processos socioautonômicos dos povos originários como, também, dos processos migratórios no espaço latino-americano e africano. E, como vivemos os efeitos da sociedade midiatizada, também receberemos estudos dedicados aos impactos socioculturais e políticos da internet na sociedade latino-americana e africana. Assim, a ideia central do dossiê é a de difundir estudos realizados e a produção científica desses sujeitos com o propósito de mostrar o processo de Interculturalidade em casos práticos e/ou teóricos.