Gpt “the history teacher”:

desarrollo metodológico e impactos en la enseñanza de la Bistoria en Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2186

Keywords:

Artificial Intelligence, History Teaching, Educational Assessment, Historical Literacy

Abstract

The article presents the development of the GPT "O Professor de História", an artificial intelligence tool designed for creating assessment questions in history education aligned with BNCC competencies. By exploring the challenges and potentials of AI, the text details the tool's construction methodology, from curating ENEM exam data to prompt calibration. Furthermore, it discusses the integration of pedagogical theory with technological practice, highlighting how GPT can foster a more critical and innovative approach to history education.

Author Biographies

André Luan Nunes Macedo, UNIFESP

Professor Substituto de História da Universidade Federal de Minas Gerais (2024-Presente). Doutor em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2021), com doutorado sanduíche no exterior (Goldsmiths, University of London e University of Wisconsin-Madison). Mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013-2015). Graduação em História pela UFSJ (2008-2012), com iniciação científica na área do ensino de história. Concluiu um pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (2022-2023) sobre o currículo de história da cidade de São Paulo durante a gestão Fernando Haddad. Seu programa de pesquisa entre a graduação e o primeiro pós-doutorado foi marcado pela pesquisa sobre livros didáticos e políticas curriculares de história do Brasil e em perspectiva comparada, especialmente no mestrado quando pesquisou materiais escolares venezuelanos. Iniciou um segundo pós doutorado (2024-Presente) na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisa inteligência artificial no ensino de história. Em 2024 criou diferentes agentes de inteligência artificial e fez um curso de curta duração sobre Engenharia de Prompt. No ano de 2024 criou diversos assistentes na plataforma do ChatGPT voltados para a área do ensino de história e para organizações políticas. Tem interesse nos seguintes temas: inteligência artificial e ensino de história, currículo, livros didáticos, história política e América Latina.

Miriam Hermeto, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de História e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História (linha de pesquisa História e Culturas Políticas) da FAFICH/UFMG. Coordenadora do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP) e pesquisadora do Laboratório de Ensino de História, ambos da FAFICH/UFMG. Realizou toda a formação superior na UFMG - doutorado em História (2010), mestrado em Educação (2002), licenciatura (1997) e bacharelado em História (1994). Tem atuado na fronteira entre duas áreas de pesquisa: a história do Brasil contemporâneo, especialmente ditadura militar e transição democrática, e o ensino da História, com abordagens que transitam entre a história cultural do político, a história pública e a história da memória. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ 2) pelo CNPq, membra da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e da Rede Brasileira de História Pública (RBHP). Atua em projetos de Iniciação à Docência (Residência Pedagógica e PIBID), buscando articular universidade e redes de educação básica nos processos de formação docente.

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Published

2025-04-30

How to Cite

Nunes Macedo, A. L., & Hermeto, M. (2025). Gpt “the history teacher”: : desarrollo metodológico e impactos en la enseñanza de la Bistoria en Brasil. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 138–154. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2186