JUVENTUDES, ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REINVENTANDO SABERES E EXPLORANDO PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.263

Palavras-chave:

Juventudes, Ensino de história, Tecnologias, Cultura digital

Resumo

Esse artigo buscou refletir sobre os caminhos possíveis para um ensino de história conectado a cultura juvenil, por meio do desenvolvimento do projeto “História Digital Escolar” com estudantes do 2º ano do ensino médio. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa empírica e bibliográfica pode-se evidenciar que as tecnologias digitais foram compreendidas e utilizadas como potencializadoras das aprendizagens históricas (RÜSEN, 2010; CERRI, 2014, WANDERLEY, 2016; BARCA, 2014; ALVES, 2011). O projeto buscou desenvolver um ensino de história híbrido onde os alunos pudessem explorar e integrar os recursos tecnológicos e midiáticos aos processos científicos de produção e divulgação do conhecimento histórico na sociedade, além de contribuir para o senso crítico dos jovens por meio do pensamento histórico e de uma atitude responsável e cidadã diante da cultura digital e dos seus impactos no mundo.

Biografia do Autor

Bruna Carolina Marino Rodrigues, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Graduada em História (2016) e Mestra em História Social (2019) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).Foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência(PIBID) entre os anos de 2012 a 2015. No PIBID desenvolveu projetos de ensino sobre História Local e aprendizagem histórica, que tinham por intuito contribuir para a qualidade da educação básica brasileira. Participa desde 2012 como colaboradora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal Fluminense(UFF) coordenado pela Drª Maria Renata da Cruz Duran e pelo Drº Celso José da Costa. De 2015 a 2016 foi bolsista CNPq pelo projeto de pesquisa EAD na UAB : Políticas Públicas de formação de professores e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação nas Universidades Brasileiras da Universidade Estadual de Londrina(UEL), coordenado pela Drª Maria Renata da Cruz Duran. Atualmente têm interesse nos estudos culturais das mídias sociais, redes sociais, Ensino de história e História Digital.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Rodrigues, B. C. M. (2023). JUVENTUDES, ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REINVENTANDO SABERES E EXPLORANDO PRÁTICAS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 376–413. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.263

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História