JUVENTUDES, ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REINVENTANDO SABERES E EXPLORANDO PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.263Palavras-chave:
Juventudes, Ensino de história, Tecnologias, Cultura digitalResumo
Esse artigo buscou refletir sobre os caminhos possíveis para um ensino de história conectado a cultura juvenil, por meio do desenvolvimento do projeto “História Digital Escolar” com estudantes do 2º ano do ensino médio. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa empírica e bibliográfica pode-se evidenciar que as tecnologias digitais foram compreendidas e utilizadas como potencializadoras das aprendizagens históricas (RÜSEN, 2010; CERRI, 2014, WANDERLEY, 2016; BARCA, 2014; ALVES, 2011). O projeto buscou desenvolver um ensino de história híbrido onde os alunos pudessem explorar e integrar os recursos tecnológicos e midiáticos aos processos científicos de produção e divulgação do conhecimento histórico na sociedade, além de contribuir para o senso crítico dos jovens por meio do pensamento histórico e de uma atitude responsável e cidadã diante da cultura digital e dos seus impactos no mundo.
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