BUCKY BARNES

SIDEKICKS E A INCLUSÃO DO LEITOR NO ESFORÇO DE GUERRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2680

Palavras-chave:

Sidekicks, Bucky, Histórias em quadrinhos

Resumo

Tendo como foco a figura dos sidekicks nas histórias em quadrinhos de super-heróis, o presente artigo tem como objetivo compreender quais representações sobre a Segunda Guerra Mundial foram produzidas a partir de Bucky Barnes, personagem ajudante do herói Capitão América, buscando a partir disso refletir também sobre a função narrativa desses personagens e, no contexto específico dos quadrinhos analisados, investigar o papel de Bucky no “esforço de guerra” proposto pelos autores originais nas primeiras histórias do Capitão América. Para a análise das histórias em quadrinhos utilizadas no escopo da pesquisa, foi realizada a metodologia da leitura isotópica. Concluiu-se que as narrativas desses quadrinhos buscaram moldar as disposições afetivas e cognitivas de seus leitores, sobretudo do público infanto-juvenil, ditando em quem se espelhar, como agir, revelando, portanto, um caráter normativo.

Biografia do Autor

Matheus Ostemberg Benites da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017) e mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2020). Atualmente é doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência de docência no ensino fundamental e médio. Atualmente é professor de História na Escola Estadual Padre Franco Delpiano. Realiza pesquisas na área de História Contemporânea, com ênfase principalmente nos seguintes temas: História e história em quadrinhos, Segunda Guerra Mundial e cultura de massa.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Silva, M. O. B. da. (2025). BUCKY BARNES: SIDEKICKS E A INCLUSÃO DO LEITOR NO ESFORÇO DE GUERRA . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(9), 218–232. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2680