TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS PESQUISAS EM HISTÓRIA INDÍGENA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.322

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Pesquisa histórica, História Indígena, Covid-19

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compartilhar experiências e estratégias utilizadas durante a pandemia da Covid-19 para o desenvolvimento das nossas pesquisas sobre a história indígena em nível de pós-graduação. A problemática desse estudo está nas adaptações que tivemos que fazer ao incluir as tecnologias digitais como metodologias auxiliares em nossas investigações diante do isolamento social e do modelo de ensino remoto. Portanto, serão apresentados relatos de três pesquisas, uma de mestrado e duas de doutorado, envolvendo os temas: educação, história e a religiosidade Guarani e Kaingang de Santa Catarina e o ensino de história indígena dentro da formação de professores de História (Profhistória) e no qual se fez importante o uso das ferramentas tecnológicas para se concretizarem.

Biografia do Autor

Jéssica Lícia da Assumpção, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE- UFSC) na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em História Global pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH- UFSC), licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), bacharela e licenciada em História pela UFSC. Atualmente sou integrante do Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC) e do Grupo de Pesquisa, Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC/UFSC). Pesquiso os temas: formação de professores Guarani, ensino superior, memória, história, mitos (narrativas históricas), educação escolar Guarani e educação tradicional Guarani.

Nathan Marcos Buba , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em História pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, na linha História Indígena, Etnohistória e Arqueologia. Pesquisa nesse nível a questão das igrejas evangélicas entre os Kaingang da Terra Indígena Xapecó/SC. Mestre em História Global pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde escreveu a dissertação: "Uma Terra Indígena encantada: ressignificação entre as práticas religiosas em nome de São João Maria entre os Kaingang do Xapecó/SC" Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do LABHIN/UFSC - Laboratório de História Indígena desde 2013. Ênfase em História do Brasil, História Indígena, Etnohistória, História das religiões, História de Santa Catarina e História da Guerra do Contestado e seus desdobramentos.

Kerollainy Rosa Schütz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História (UFSC), e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora associada no Grupo de Pesquisa Historia Indígena, Etnohistoria e Arqueologia (UFSC), ao Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC) e ao Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB/UDESC). Atua profissionalmente como docente, pesquisadora e tutora (EaD) na área de Ciências Humanas, especialmente no campo da História.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Assumpção, J. L. da, Buba , N. M., & Schütz, K. R. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS PESQUISAS EM HISTÓRIA INDÍGENA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 255–273. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.322

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História