TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS PESQUISAS EM HISTÓRIA INDÍGENA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.322

Keywords:

Tecnologias digitais, Pesquisa histórica, História Indígena, Covid-19

Abstract

This article aims to share experiences and strategies used during the Covid-19 pandemic to develop our research on indigenous history at the postgraduate level. The problem of this study lies in the adaptations we had to make when including digital technologies as auxiliary methodologies in our investigations in the face of social isolation and the remote teaching model. Therefore, three research reports will be presented, one master's and two doctoral, involving the themes: education, history and Guarani and Kaingang religiosity in Santa Catarina and the teaching of indigenous history within the training of History teachers (Profhistória) and in which the use of technological tools was important to materialize.

 

Author Biographies

Jéssica Lícia da Assumpção, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE- UFSC) na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em História Global pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH- UFSC), licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), bacharela e licenciada em História pela UFSC. Atualmente sou integrante do Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC) e do Grupo de Pesquisa, Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC/UFSC). Pesquiso os temas: formação de professores Guarani, ensino superior, memória, história, mitos (narrativas históricas), educação escolar Guarani e educação tradicional Guarani.

Nathan Marcos Buba , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em História pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, na linha História Indígena, Etnohistória e Arqueologia. Pesquisa nesse nível a questão das igrejas evangélicas entre os Kaingang da Terra Indígena Xapecó/SC. Mestre em História Global pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde escreveu a dissertação: "Uma Terra Indígena encantada: ressignificação entre as práticas religiosas em nome de São João Maria entre os Kaingang do Xapecó/SC" Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do LABHIN/UFSC - Laboratório de História Indígena desde 2013. Ênfase em História do Brasil, História Indígena, Etnohistória, História das religiões, História de Santa Catarina e História da Guerra do Contestado e seus desdobramentos.

Kerollainy Rosa Schütz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em História (UFSC), e graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora associada no Grupo de Pesquisa Historia Indígena, Etnohistoria e Arqueologia (UFSC), ao Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC) e ao Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB/UDESC). Atua profissionalmente como docente, pesquisadora e tutora (EaD) na área de Ciências Humanas, especialmente no campo da História.

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Published

2023-11-29

How to Cite

Assumpção, J. L. da, Buba , N. M., & Schütz, K. R. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS PESQUISAS EM HISTÓRIA INDÍGENA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 255–273. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.322

Issue

Section

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História