JORNADAS PELO MÉXICO COLONIAL: DESENVOLVENDO CÓDIGOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

considerations on teacher training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.308

Palavras-chave:

Ensino de História, Websites, Programação Web

Resumo

Tendo em vista as contradições entre o paradigma tradicional e as tecnologias emergentes cada vez mais presentes no cotidiano escolar, este artigo busca refletir sobre a necessidade de inserir tais recursos para o ensino de forma mais pragmática. Para isso, realiza-se uma breve discussão sobre ensino de história e o uso de tecnologias digitais como ferramentas com potencial de utilização na educação básica, através da apresentação do website desenvolvido pelos autores, “Jornadas Pelo México Colonial”, pontuando considerações sobre seu processo de criação, seleção de conteúdos, construção de layout e objetivos com o projeto.

Biografia do Autor

Thalis Figueiredo Sartorio, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL - Mestrado em História, na linha de pesquisa Imagens: Entre iconografia, cultura visual e intermidialidade. Graduado em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Técnico em Informática para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Integrou o PIBID entre 2020 e 2022, como bolsista. Atualmente é educador de História e coordenador do curso Pré Universitário Popular Quinta Superação, vinculado ao Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior (PAIETS/FURG). Também é integrante do grupo de pesquisa Cultura e Política no Mundo Antigo (FURG). Foi bolsista do projeto "História, Arte e Cultura: uma proposta de trabalho para a implementação da Lei 10.639/2003", na FURG. Colaborador do "Portal Clio HD - Acervo de Fontes e Objetos Digitais para o Ensino e a Pesquisa em História", na UFPEL.

Nathalia Vieira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Técnica Agrícola, formada no curso técnico em Agropecuária pelo Campus Pelotas Visconde da Graça (2017). Graduada do curso de História - Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2019 - 2022). Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel e graduanda em Ciências Sociais pela mesma instituição. 

Rheuren Louurenço, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduando em História (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Publicou o artigo "O imaginário do medo através da fé: o inferno e o diabo no século xiv a partir da obra do juízo final (1306) de giotto di bondone" na revista Medievalis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o artigo (resumo) "transmissão e preservação de memória indígena: como se dá tal processo através de cânticos e rituais no grupo mbyà- guarani" na Mostra de Produção Universitária da FURG. Frequentou cursos de extensão (Estratégias de educação das relações étnico-raciais em meio à pandemia de COVID-19/Festa de Iemanjá Patrimônio Vivo da cidade do Rio Grande) e realizou apresentações orais no "VI Seminário Internacional para Pensar a Pesquisa Histórica: Historiografia", "Seminário Internacional para Ler Carmen da Silva", "Seminário de Estudos Platinos: Perspectivas Históricas", "Webconferência comemorativa aos 25 anos do Ecomuseu da Picada", "19ª Mostra da Produção Universitária (Edição Virtual)" e no "Curso Conhecendo a Cultura Indígena no Rio Grande" 

Referências

ANDRADE, Fabiano Viana. Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática. Revista História Hoje, v. 7, n. 14, p. 172-195, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363. Acesso em: 25 out. 2023.

BARCA, Isabel. Literacia e consciência histórica. Educar: Curitiba Especial, p. 93-112, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.401. Acesso em: 07 set. 2023.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, São Paulo, v.32, n.93, p.127-149, Ago. 2018.

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.

CUNHA, Jorge Luiz da; CARDÔZO, Lisliane dos Santos. Os sentidos do trabalho do professor e o lugar social do ensino de História. Educação | Santa Maria | v. 40 | n. 3 | p. 529-544 | set./dez. 2015. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/edufsm/v40n3/1984-6444-edufsm-40-3-00529.pdf. Acesso em 02 fev. 2023.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância das novas tecnologias no ensino de História. In Universa, Brasília, nº 1, P.146-150, Fevereiro de 1999.

FRANÇA, Cyntia Simioni; SIMON, Cristiano Biazzo. Como conciliar ensino de história e as novas tecnologias?. Id online Rev. Mult. Psic. V.14, N. 50, p. 366-379, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, Mônica Cordovil de Oliveira Martins; GOMES, Alessandro Martins. O uso das TIC 'S no ensino de história. SIED: ENPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2016, pp. 1-11. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Solange-Alfinito/publication/342545328_Analise_bibliometrica_das_TICs_na_educacao/links/5fd7c1c2299bf140880f523f/Analise-bibliometrica-das-TICs-na-educacao.pdf#page=144. Acesso em: 14 abr. 2023.

GRINBERG, Keila; ALMEIDA, Anita. Detetives do passado no mundo do futuro: divulgação científica, ensino de História e internet. Revista História Hoje, v. 1, n. 1, p. 315-326, 2012.

LIMA, Hellen Cris Leite de. Paraná quilombola: um site para ensinar história. Orientadora : Profª. Drª. Joseli Maria Nunes Mendonça. 2020. 119f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA, Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

OLIVEIRA, Nucia Alexandra silva de. “Novas” e “diferentes” linguagens e o Ensino de História: construindo significados para a formação de professores. EntreVer, Florianópolis, v.2, n. 2, p. 262-277, jan/jun. 2012.

PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Educar: Curitiba Especial, p. 191-218, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FKqqys3kMwGfGHFZfznrBxp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 mar. 2023.

PRADO, Maria Ligia. Defesa do ensino de História nas escolas. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela história: Desafios-Ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

RÜSEN, Jorn. El desarrollo de la competencia narrativa en el aprendizaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Propuesta Educativa, Buenos Aires, Ano 4, n.7, p.27-36. oct. 1992. Tradução: Ana Claudia Urban e Flávia Vanessa Starcke. Revisão da tradução: Maria Auxiliadora Schmidt. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1172513/mod_resource/content/1/Jorn%20Rusen%20e%20o%20Ensino%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, 2005.

SPINOSA, Vanessa. MEDEIROS, Danilo Nogueira de. Ensino de História no ensino superior: práticas educativas para emancipação do discente no ciberespaço. ABEH. Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa: ABEH, 2020.

TAMANINI, Paulo Augusto; DO SOCORRO SOUZA, Maria. As tecnologias digitais no ensino de história no Brasil. Um mapeamento das pesquisas acadêmicas. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 3, p. 141-158, 2018.

VAINFAS, R. Idolatrias e milenarismos: a resistência indígena nas Américas. Revista Estudos Históricos, 5(9), 29-43, 1992. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2329/1468. Acesso em: 13 mar. 2023.

VIEIRA, Renato Ramos; SILVA, Giovanni Codeça. Ensino de História: novos contextos e novas práticas. Revista Educação Pública, v. 21, nº 39, 26 de outubro de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/ensino-de-historia-novos-contextos-e-novas-praticas.

WENDERROSCK, Renan Carvalho. A História no Mundo Digital: breves considerações sobre as tecnologias digitais e o Ensino de História. Epígrafe, v. 10, n. 2, p. 330-359, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Sartorio, T. F., Ribeiro, N. V., & Louurenço, R. (2023). JORNADAS PELO MÉXICO COLONIAL: DESENVOLVENDO CÓDIGOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA : considerations on teacher training . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 521–545. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.308

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História