DESVENDANDO O PASSADO: AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS DIGITALIZADOS NA REALIZAÇÃO DE UMA NARRATIVA HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.617

Palavras-chave:

Preservação Histórica, Avaliação de Autenticidade, Tecnologia de Digitalização, Narrativa Histórica, Operação Historiográfica

Resumo

A pesquisa em Educação Matemática enfrenta desafios na era da digitalização. O tema central é a autenticidade e ética no uso de documentos digitalizados. Como garantir que sejam genuínos e utilizados responsavelmente? O objetivo é estabelecer diretrizes éticas e métodos de avaliação sólidos. Utilizamos uma metodologia abrangente com ferramentas de autenticação e colaboração interdisciplinar, enfatizando transparência, privacidade e direitos autorais. Concluímos que uma abordagem ética e legal é crucial, preservando a autenticidade e promovendo o conhecimento confiável. Esperamos que essas diretrizes beneficiem pesquisadores, enriquecendo a história da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Jonathan Domingues, UNIFESP

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (PPGESIA - UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Graduado em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã). 

Diogo Machado Domingues, UFF

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Domingues, J., & Domingues, D. M. (2023). DESVENDANDO O PASSADO: AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS DIGITALIZADOS NA REALIZAÇÃO DE UMA NARRATIVA HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 66–80. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.617